Antônio Alves Sobreira Neto*O uso de celular por crianças é um problema que prejudica toda uma geração em vários aspectos. No livro “O oceano no fim do caminho”, o autor Neil Gaiman apresenta uma narrativa protagonizada por uma criança de 7 anos, que é vista como “leitora assídua”. A partir disso, os eventos ocorridos utilizam a capacidade imaginativa da garota. É essa característica criativa que está ameaçada pelo uso excessivo das tecnologias durante a infância.A utilização precoce de aparelhos eletrônicos, de um modo geral, promove uma dificuldade de interação, criando “ilhas” e fomentando o isolacionismo. Isso é a realidade de…
O Professor Raphael Torres ajuda você a elaborar uma dissertação sobre “A importância da alimentação saudável nas escolas”.
Para preparar o candidato para uma Redação nota mil, os professores Eliane Campos e Rodrigo Peixoto debatem o tema “Como combater o preconceito linguístico no Brasil”. Eles refletem sobre as origens desse tipo de discriminação no nosso país e apontam possíveis caminhos para amenizá-lo. Fonte: TV Escola O preconceito linguístico deveria ser crimepor Marta ScherreBasta ser homem, estar em sociedade e estar rodeado de pessoas falantes que a língua - este sistema de comunicação inigualável - emerge. Ela se instaura e toma conta de todos nós, de nossos pensamentos, de nossos desejos e de nossas ações. Falar faz parte do…
O que é uma proposta de intervenção? Como se certificar de que ela seja considerada viável pela banca? Por Paulo Montoia A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é avaliada de acordo com cinco competências. Cada competência vale de zero a 200 pontos e a nota final corresponde à soma dessa pontuação – podendo chegar a 1000 pontos, portanto.Quatro desses cinco critérios envolvem, basicamente, saber escrever e argumentar bem. Mas o quinto é um pouquinho mais complicado: ele exige “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.Isso quer dizer que a redação deve não…
Candidatos devem concentrar esforços em trabalhar soluções de problemas e treinar habilidades de escrita para construir texto com calma e sem contradições; 1° prova acontece em 4 de novembroNa virada do segundo semestre, quando o Exame Nacional do Ensino (Enem) começa a se aproximar, estudantes de todo do Brasil dão início a uma jornada de palpites sobre possíveis temas a serem trabalhados na redação da prova. Assuntos da atualidade, discussões que estiveram nas capas dos jornais, novas leis e acontecimentos marcantes, entram na lista de sugestões. Conhecido por propor temas de impacto social, em 2017 o Exame sugeriu que os…

Calendário

« Julho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…