Sexta, 20 Setembro 2019 22:50

Inclusão de autistas no Brasil

Escrito por
Bianca Silva*Segundo o educador e filósofo Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. No entanto, quando se observam os desafios enfrentados para inclusão de pessoas com autismo no Brasil, verifica-se que o ideal do patrono da educação é contrariado. Nesse sentido, convêm analisar as causas e consequências desse problema.De acordo com a Constituição Federal promulgada em 1988, é dever do Estado garantir a educação e atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência. Portanto, é inaceitável que as escolas de ensino regular não sejam adaptadas para receber os portadores do Transtorno do…
Sábado, 31 Agosto 2019 00:22

Desafios da mobilidade urbana no Brasil

Escrito por
Por Natália Ferreira de Souza* A escolha do carro como um dos transportes mais utilizados no Brasil se mostrou ineficiente para a mobilidade urbana na maioria das cidades.O uso do carro teve sua intensificação com a vinda de indústrias automobilísticas, no governo de Juscelino Kubitscheck. Estima-se que atualmente exista 1 carro para cada 4 pessoas. Essa quantidade de carros, concentrada principalmente nas grandes cidades, dificulta a mobilidade urbana, causando engarrafamentos, acidentes e liberando uma grande quantidade de CO2.
Luan Nogueira* Na canção “Vilarejo”, a cantora Marisa Monte apresenta um modelo ideal de sociedade, no qual não há pobreza. Já no cenário nacional contemporâneo, a manutenção do desequilíbrio social ocasiona uma crescente população de rua. Tal problema permanece devido à falta de oportunidade e desestrutura familiar.Dentro dessa perspectiva, é notável que mesmo após as políticas sociais de bem-estar, implantadas depois da Segunda Guerra Mundial, nações como o Brasil ainda reproduzem quadros de pobreza e exclusão. Isso pode ser provado pelo fato de que muitos moradores de rua se encontram nessa situação devido ao desemprego, e, dessa forma, por não…
Sexta, 26 Julho 2019 23:35

Obsolescência programada

Escrito por
Guilherme Sales*A arte é a melhor maneira de criticar os problemas atuais. Assim surge “Ready Player One” a obra mais famosa de Ernest Cline que narra uma distopia futurista em 2044 e como a sociedade utiliza o “Oasis”, uma realidade virtual, para fugir de todo lixo e poluição, fato que ocorrerá caso a cultura do consumo não pare.Obsolescência programada é o nome dado à redução da vida útil de aparelhos por intenção do fabricante, assim, visando a lucros futuros na nova compra. Esse fenômeno surgiu com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, que ocorreu pela…
Quinta, 18 Julho 2019 14:24

Uso excessivo de celular na infância

Escrito por
Rômulo Nemézio Araújo Bezerra*A evolução tecnológica do atual mundo em globalização está no momento mais intenso registrado, tal como a dependência das relações humanas com ela. O problema surge quando indivíduos não amadurecidos não são gradualmente inseridos nesse meio: as crianças estão nascendo e crescendo já imersas em um universo de vícios e excessos.Os principais canalizadores e intensificadores desse fenômeno são os celulares. Seus benefícios para a sociedade, tal como as outras tecnologias, são inegáveis, devido ao seu potencial móvel e facilitador de interações. Entretanto, segundo a Associação Americana de Corações – AHA (sigla em inglês), os jovens entre 8…
Antônio Alves Sobreira Neto*O uso de celular por crianças é um problema que prejudica toda uma geração em vários aspectos. No livro “O oceano no fim do caminho”, o autor Neil Gaiman apresenta uma narrativa protagonizada por uma criança de 7 anos, que é vista como “leitora assídua”. A partir disso, os eventos ocorridos utilizam a capacidade imaginativa da garota. É essa característica criativa que está ameaçada pelo uso excessivo das tecnologias durante a infância.A utilização precoce de aparelhos eletrônicos, de um modo geral, promove uma dificuldade de interação, criando “ilhas” e fomentando o isolacionismo. Isso é a realidade de…

Calendário

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…