Escrito por Sábado, 28 Outubro 2017 Publicado em Literatura
Se você é um candidato para o ENEM 2017, é bem provável que esteja se preparando para a prova e com dúvidas sobre os conteúdos que mais são cobrados para focar sua energia na reta final de estudos. Hoje vamos explanar mais sobre os conteúdos de Literatura do ENEM e responder questões como: Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de Literatura do ENEM? Quantas questões de Literatura tem na prova de Linguagens do ENEM? Quais são os estilos literários e autores mais pedidos? Confira as dicas a seguir, para se preparar para a prova de literatura do ENEM.…
Escrito por Sexta, 15 Setembro 2017 Publicado em Literatura
Você com certeza já ouviu falar em literatura de cordel, não é mesmo?A literatura de cordel se disseminou no Brasil por volta do séc. XIX. Trazida pelos portugueses, esse gênero textual se adaptou e se espalhou pelo Brasil, mais precisamente na região nordeste. Esta maneira de fazer poesia se adequou a realidade brasileira e com o passar das décadas passou a ganhar novas faces. Comunicava casos, notícias e arte em poesia de determinadas cidades. Também, inspirou outras formas de arte como o roteiro de novelas televisionadas, como a obra de Dias Gomes: Saramandaia, inspirada no romance de Cordel, Pavão Misterioso.A…
Escrito por Domingo, 17 Maio 2015 Publicado em Literatura
Dois editas foram publicados esta semana do Diário Oficial do Estado nº 084. Os documentos tratam de Concurso Público para Professor Efetivo da FUNECE. A Comissão Coordenadora de Concurso Docente (CCCD), da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). Ao todo são 99 vagas, das quais 62 para o cargo de Professor Assistente e 37 para Professor Adjunto. As inscrições para as provas vão acontecer no período de 02 a 23 de junho de 2015 e serão feitas somente pela internet no endereço eletrônico do concurso (http://www.uece.br/cev/). Os salários variam de R$3.338, 37 a R$ 8.335,55. FECLI: Para a Faculdade de…
Escrito por Quinta, 14 Abril 2011 Publicado em Literatura
Curtir o Pedro Bial E sentir tanta alegria É sinal de que você O mau-gosto aprecia Dá valor ao que é banal É preguiçoso mental E adora baixaria.
Escrito por Quinta, 30 Dezembro 2010 Publicado em Literatura
Contexto histórico1° fase: crise na República; eleição do sucessor de Epitácio Pessoa; jovens revolucionários dão início ao “Os 18 do Forte”; Criação do Partido Comunista; Revolução de 1930 e ascensão de Getúlio Vargas;2° fase: impacto internacional com a crise de 1930; fim da República Velha; eleição de Washington Luís; criação da ALN;3° fase: fim da ditadura Vargas; fim da Segunda Guerra Mundial; políticas de perseguições e exílios e ilegalidades.Características1° fase: sentido destruidor; procura de uma “língua brasileira”; manifestos nacionalistas; nacionalismo ufanista, utópico, exagerado2° fase: tentativa de exploração e de interpretação do “estar- no -mundo”; literatura politizada; espiritualismo e intimismo3°fase: busca…
Escrito por Quinta, 30 Dezembro 2010 Publicado em Literatura
Contexto histórico: posse de Prudente de Morais; início da República café-com-leite; Revolta de Canudos; o Ceará é palco de conflitos: sedição de Juazeiro; Revolta da Chibata; em São Paulo iniciam-se movimentos grevistas; Revolta da Vacina; Guerra do Contestado. Características: rupturas com o passado na linguagem de Augusto dos Anjos; denúncia da realidade brasileira; regionalismo; tipos humanos marginalizados; ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos.Principais autores: Euclides da Cunha; Augusto dos Anjos; Lima Barreto; Graça Aranha; Monteiro Lobato; Valdomiro da Silveira; Simões Lopes Neto
Página 1 de 2

Calendário

« Dezembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…