Sexta, 06 Setembro 2019 23:37

Educação de valores

Escrito por
Alunos da escola Modelo de Iguatu se mobilizaram para ajudar um de seus professores cuja filha recém-nascida é portadora de intolerância aguda à lactose. Instigados pela direção e coordenações, os estudantes fizeram cotas e compraram mais de 15 latas de leite especial, sem lactose, que custa R$ 220,00 a unidade. A ação em si revela o que há de mais humano nas pessoas: solidariedade e empatia. A atitude dá ânimo aos educadores e pais porque demonstra que na escola não se ensinam apenas conteúdos e fórmulas, mas também valores, que são muito mais importantes que notas no boletim. A comunidade…
Sexta, 06 Setembro 2019 23:33

Maestro Mano, adeus e muito obrigado

Escrito por
Nesta semana, Iguatu perdeu um de seus mais ilustres filhos, ainda que discreto, mas com trabalho social, educacional e notadamente cultural imensurável. Maestro Francisco Prudêncio de Oliveira, ou simplesmente Mano, porque a simplicidade lhe era peculiar. Conheci Mano nos anos 1990, no então Colégio São José, da congregação da Filhas de Santa Teresa, instituição que prestou relevantes serviços educacionais por mais de 75 anos. A diretora era a irmã Lígia Rangel, educadora firme, mas de enorme coração. Mano a procurou e propôs a concessão de bolsas de estudos a integrantes da Banda Municipal Maestro Manuel Ferreira Lima, por ele regida.…
O Dr. Eduardo André Dantas Silva, juiz de Direito da 1ª vara, determinou a redução dos contratados pela Prefeitura de Iguatu e a realização de concurso para preenchimento das vagas. A liminar trata-se de Ação de Improbidade Administrativa aforada pelo MPCE - Ministério Público Estadual, publicada no último dia 18 de julho, em desfavor de Ednaldo Lavor, prefeito de Iguatu. O MPCE alega suposta irregularidade na criação, manutenção e ampliação do número de cargos ou empregos públicos preenchidos mediante a contratação direta de mão de obra temporária, sem aprovação prévia em concurso público. É gente demais!Conforme o MPCE, em 2017,…
Sábado, 20 Julho 2019 01:30

Amigo da Polícia

Escrito por
Fomos agraciados com a Comenda Amigo da Polícia, homenagem da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Delegacia Regional de Polícia Civil. A honraria nos foi concedida em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido desde 2001 como colunista e diretor de redação do Jornal A Praça, o jornal de Iguatu. Obrigado aos valorosos membros dos órgãos de Segurança Pública e Cidadania, que incansavelmente realizam a árdua missão de proteger os cidadãos e de combater a criminalidade, além de lutar diariamente com afinco e dedicação para manter a tranquilidade e a paz social.
Sexta, 19 Julho 2019 22:21

Vandalismo oficial

Escrito por
Ridículo. Infame. Desrespeitoso. Cafona. Rasteiro. Subserviente. Ignorante. A que ponto chegamos? Quando se imagina que o pior não pode acontecer, eis que a ausência do bom-senso mostra sua face mais nefasta. Quem teve a ideia asinina de modificar o símbolo idealizado pelo talentoso arquiteto e urbanista iguatuense Wilson Maia que traz à tona a memória do agricultor no cultivo do algodão, o nosso “ouro branco” que tanta riqueza gerou a Iguatu e região? Os logradouros públicos são marcas da cultura, da história, da memória de um povo. Mudá-los só se for por uma causa nobre, justificada pelo diálogo com a…
Iguatu está entre os piores municípios cearenses na avaliação do ano 2018 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE-Alfa (índice que mede o nível de alfabetização dos estudantes no término do 2º ano do Ensino Fundamental I), segundo dados divulgados pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SESA). Dos 182 municípios avaliados, Iguatu (103.255 habitantes) ocupa a 177ª posição, ficando à frente apenas dos municípios de Milagres (28.316 habitantes), Banabuiú (18.151 habitantes), Ibaretama (12.922 habitantes), Caucaia (363.982 habitantes) e Miraíma (12.800 habitantes). Desses, somente Caucaia é mais desenvolvido que Iguatu. Mais retrocesso

Calendário

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Sobre o Autor

  • José Roberto Duarte, iguatuense, professor do ensino básico, formado em Letras pela Universidade Estadual do…