A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira

Por Lorena Gonçalves (Estudante)

Quando se avalia o contexto social brasileiro, a influência dos meios de comunicação surge como um tema passível de uma maior visibilidade. Nessa linha, é imprescindível argumentar sobre a importância e os entraves enfrentados com os meios de comunicação no país. Convém ressaltar, a princípio, os benefícios advindos dos meios de difusão de informação.

Desde a Pré-História, com as pinturas rupestres, que serviam como documento e registro das caças realizadas, a necessidade de comunicação já se manifestava. Com a invenção da escrita na Antiguidade Clássica, essa necessidade se intensificou e atualmente esse desejo não é diferente. É sabido que a Era da Tecnologia gerou a benesse de manter todos bem informados sobre o mundo, seja através de jornais físicos, seja através de jornais on-line.

Além disso, os meios de comunicação conseguem aproximar quem está longe, uma vez que a internet aproxima pessoas. Desse modo, nota-se que os meios de veiculação de mensagens geram benefícios mundiais. Outrossim, é válido destacar os problemas que o uso dos meios de comunicação possui. De acordo com o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, a globalização afasta as relações humanas e isso pode ser notado diariamente, uma vez que por um lado a mídia aproxima quem está longe, por outro afasta quem está perto, já que as pessoas passam mais tempo conectadas com seus aparelhos tecnológicos do que com quem está próximo. Além disso, a mídia consegue, de forma indireta, manipular a sociedade através de algoritmos que influenciam as pessoas viverem em uma bolha digital.

Diante dos fatos discutidos, é necessária a realização de medidas cujo objetivo seja diminuir as influências negativas geradas pelos meios de comunicação. Para tanto, começando na infância, o meio familiar deve estar sempre atento ao tempo dos filhos em frente de aparelhos. Isso pode ser feito por meio de organização de horários, planejando o dia em atividades escolares, atividades ao ar livre, alimentação e o tempo com os aparelhos, a fim de não permitir que os meios de comunicação manipulem desde a infância.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

Últimas Notícias

1

Telemedicina no Brasil

2

Telemedicina no Brasil

3

A democratização da internet

4

A democratização da internet

5

A democratização da internet

Parceiros