Como a relação entre professor e aluno impacta na aprendizagem?

Como a relação entre professor e aluno impacta na aprendizagem?

Por Lorena Gonçalves (Estudante)

Quando se avalia o contexto social brasileiro, a forma como a boa relação entre professores e alunos impacta na aprendizagem surge como um tema passível de maior visibilidade. Nesse contexto, percebe-se que é positiva essa boa relação, tanto para melhorar, quanto para um maior sentimento de pertencimento.
Convém ressaltar, a princípio, que com a relação bem estabelecida entre professores e alunos induz a melhor absorção de conhecimento. De acordo com o filósofo Aristóteles, "O homem é um animal social", assim, percebe-se que todos devem agir com espírito de coletividade. É sabido que se no ambiente escolar todos trabalharem juntos, tanto professores, quanto alunos seriam beneficiados, seja com aquisição de conhecimento, seja com facilidade de repassar aprendizado, seja em ter maior facilidade de aprender. Desse modo, é notável que com o diálogo e a boa relação facilitam a aprendizagem, mesmo com as diferentes personalidades dos alunos e dos professores.
Ademais, outro fator a salientar é como se sentir pertencente da instituição ajuda na melhor aprendizagem. Como vista na novela "Amor de Mãe", passada na TV Globo, a professora Camila deixa claro essa afirmativa, ao aceitar alunas com filho e ajudá-las a cuidar deles. É fato que o sentimento de pertencimento é importante, uma vez que isso irá estimular o engajamento dos estudantes nos estudos e também na vida escolar como um todo. Assim, percebe-se a importância de um aluno sentir-se bem-vindo à escolar e fazer parte dela como instituição e como família.
Diante dos fatos discutidos, é necessária a realização de medidas cujo objetivo seja facilitar a aprendizagem dos alunos, por meio da boa relação com professores. Para tanto, o setor educacional deve criar projetos que visem a mais momentos pessoais com alunos. Isso pode ser feito por meio de rodas de conversas, com a participação de, além de professores, alunos, direitos e coordenadores, da família, a fim de fazer da escola um ambiente acolhedor com boas relações entre professores e alunos.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte