Como a relação entre professor e aluno impacta na aprendizagem?

Por Yasmin Cartaxo Gonçalves (Estudante)

No livro “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo, que inclusive foi adaptado para os cinemas, percebe-se a importância da relação entre professor e aluno e, consequentemente, seu impacto na aprendizagem. A professora conquista a todos com seu carisma e distinto modo de ensino, seja imitando importantes personagens históricos, utilizando gibis, criando um código para se comunicar com seus alunos ou valorizando os talentos deles, fazendo com que estes desenvolvam amor e prazer na constante busca de conhecimentos ao longo da vida.

No Brasil, a desvalorização dos professores é um tema recorrente, visto o baixo salário em relação a outras profissões, a falta de investimentos na área da educação e os constantes casos de agressão e desrespeito presenciados no ambiente escolar. Tais motivos dificultam a relação entre alunos e professores, muitas vezes fazendo com que o educador construa uma imagem de pessoa severa, impedindo que o diálogo entre essas partes exista, dificultando a realização dos objetivos escolares e causando o desinteresse por parte dos estudantes.

Outro desafio apresentado é a necessidade de se modernizar devido aos avanços tecnológicos atuais, com o uso de ferramentas que auxiliem a aquisição de conhecimentos de forma alternativa, o que causa dificuldades para muitos que não estão acostumados com essa realidade, enfrentada com a pandemia do novo coronavírus. Várias instituições de ensino estão tendo aulas de forma on-line e, indubitavelmente, nota-se a importância do contato entre docentes e alunos.

Dessa maneira, a integração de um curso de informática na formação dos professores, com o uso de aplicativos usados para o ensino de forma lúdica e o desenvolvimento de palestras, desenvolvidas pelo Ministério da Educação e a iniciativa privada são essenciais. As palestras mostram para os alunos a importância dos profissionais da educação em sua formação, e para os professores, estratégias que possibilitem aprendizagem eficiente com atividades que abordem o conteúdo de forma objetiva e interativa, permitindo a comunicação entre professores e estudantes que é de extrema notoriedade para o âmbito escolar.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte