A influência dos meios de comunicação na sociedade brasileira
Por Mariana Sampaio (Estudante)
A partir da segunda metade do século XIX, iniciou-se a Segunda Revolução Industrial que obteve avanços significativos nos meios de comunicação. Desde então, a tecnologia vem ganhando o seu espaço e sua influência global notória. Ainda que faltem investimentos, o Brasil tem uma população que baseia suas opiniões por meio da mídia. Apesar de ela ser um grande veículo de informação, é necessário ter um filtro de sites, notícias e publicações confiáveis para que não haja a repercussão de fake news. Sem sombra de dúvidas, o destaque da mídia são as redes sociais.
Como qualquer pessoa pode obter uma conta, qualquer tipo de assunto pode ser publicado e disseminado. É por esse motivo que os conteúdos têm grande impacto na vida contemporânea. Isso pode afetar o bem-estar social, além de comprometer a saúde física e emocional dos cidadãos. Embora a internet seja uma grande fonte de pesquisas, muitos usuários descartam esse benefício para basear suas opiniões em uma publicação. É fato que as mídias sociais servem para nos informar. Porém, este serviço está sendo prestado de maneira inadequada.
O grande domínio dos usufrutuários é visível até mesmo no cenário político brasileiro, até porque o próprio presidente Jair Messias Bolsonaro usa a internet para expor opiniões próprias por assuntos que pertencem ou não ao seu governo. Com a capacidade de atingir grandes públicos com opiniões específicas em um só lugar, ao mesmo tempo que é possível se comunicar de forma pessoal com os indivíduos, as redes se mostram meios muito atrativos para a propaganda política e social. É exatamente por esse motivo que os representantes usam dessa ferramenta para convencer aquelas pessoas que se identificam com seus pensamentos.
Tendo em vista que a mídia é uma grande influenciadora não somente no Brasil, como também no mundo, é muito difícil ter um filtro para separar o que é um posicionamento autêntico do que é apenas imposição. Por esse motivo, é necessário otimizar o tempo que se gasta com a mídia e como a utiliza para que não seja apenas mais um alvo da tecnologia.
*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte