A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou requerimento do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), nesta quarta-feira (6), convidando a secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, e o presidente executivo da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg Neto, para participar de debate sobre o papel informativo e educacional dos meios de comunicação no combate ao narcotráfico e à disseminação de drogas - especialmente o crack - entre crianças e adolescentes.
Eunício Oliveira lembrou que a presidente Dilma Rousseff já elegeu o combate ao narcotráfico e à disseminação das drogas, especialmente o crack, como uma das prioridades de seu governo. Segundo ele, esse será "um enfrentamento crucial" que compete não apenas a autoridades governamentais, forças de segurança e profissionais da saúde, mas "a todas as forças vivas da Nação". No amplo rol de atores, ele cita, entre outros, pais e mães, líderes religiosos, empresariais e educadores. Para o senador, cabe ainda papel relevante aos meios de comunicação.
“Esse grande objetivo somente será alcançado se pudermos mobilizar o apoio dos veículos de comunicação, em razão de seu gigantesco e comprovado potencial cultural e educativo de informação e formação de opinião”, disse. O presidente da CCJ disse ainda que o ciclo de audiências permitirá a utilização da visibilidade política da comissão para proporcionar um fórum nacional de troca de idéias e para discussão de estratégias de divulgação entre senadores e destacados comunicadores e estudiosos da mídia. Sua expectativa é de que o ciclo possa também solidificar compromissos dessas lideranças com a luta contra as drogas.