O primeiro passo para mandar bem na redação ENEM é saber o que vai ser avaliado em seu texto. Por isso, é muito importante conhecer as 5 competências do ENEM, que nada mais são que os critérios utilizados pelos corretores para atribuir uma nota ao seu texto para produzir seu texto já tendo em mente o que será avaliado. Vamos conhecer cada uma das competências?
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Nessa competência, é avaliado se o aluno tem domínio da escrita, de regras gramaticais, se consegue produzir um texto sem traços de oralidade, respeitando regras de pontuação, acentuação, entre outras.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Para garantir 200 pontos nessa modalidade, o aluno deve trazer referências externas para o seu texto, como, por exemplo, um trecho de música, uma citação de um filósofo ou escritor famoso, relatar alguma reportagem lida, falar sobre documentários e/ou filmes. É importante não esquecer de citar a fonte e, claro, que esteja coerente com os demais argumentos do texto. Demonstrar um grande reportório sociocultural juntamente com um excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo é a receita para conquistar a nota máxima nessa competência.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Essa competência avalia se você consegue expressar suas opiniões e defendê-las de forma coerente com o argumento e ponto de vista escolhido por você, bem como se você compreendeu de fato a proposta do tema de redação.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nesse aspecto vai ser avaliado se o texto está bem articulado e coeso, ou seja, se ele está alinhado do início ao fim, sem contradições ou com termos mal-empregados. O texto deve fluir do começo ao fim, com o mesmo ritmo, tendo estética harmoniosa. Não faz sentido seu texto ser objetivo e de linguagem simples, e, de repente, você jogar uma mesóclise ou um “destarte”.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Essa competência é muito importante, pois além de verificar se o aluno consegue desenvolver um raciocínio crítico sobre o tema da redação, espera-se, no ENEM, que o aluno consiga pensar numa forma de intervir na questão abordada. Por isso, o aluno deve fechar o seu texto com uma proposta de intervenção que responda as perguntas “O que se pode fazer para resolver esse problema”, “Com colocar essa ideia em prática”, e “Quem é responsável para que isso aconteça”.
Para conseguir 200 pontos em cada competência e fechar sua redação ENEM com a nota 1000, você vai precisar ter em mente o que cada competência do ENEM avalia em seu texto e praticar a escrita até estar bem afiado. Acima de tudo, não podemos esquecer que o texto tem que ser uma coisa única, com um só fluxo e linha de raciocínio. Vamos lá?
Fonte: Guia da redação Enem/ Inep-MEC