20 temas de Redação para o Enem 2011

 

01. Geopolítica (seu papel e importância): mesmo sendo um assunto complexo pode vir a ser o tema da redação por motivos óbvios, os conflitos no Oriente Médio, estando em alta, poderá ser cobrado também em questões de vestibulares.

 

02. Avanços Científicos (prós e contras): o ano iniciou-se com inúmeros anúncios nesta área, principalmente no que diz respeito à produção de novas vacinas. A AIDS é cotada como tema da redação pelo aumento dos debates sobre esse assunto, apelos a prevenção, novas descobertas que possibilitam uma vida normal mesmo portando o vírus, o preconceito. Além disso, o papel da Igreja, da religião, que interfere (a igreja é contra o uso de preservativos) nesse campo.

 

03. Globalização (inter-relações globais): a respeito desse assunto, provável tema da redação poderão ser cobradas questões envolvendo a importância dos blocos econômicos, a ONU, a interdependência entre os países, crescimento e decrescimento econômico mundial, a incapacidade de administrar de alguns países europeus, assim como crises em geral.

 

 

04. Meio Ambiente (desenvolvimento sustentável / responsabilidade ambiental): vem como tema forte mais uma vez o aquecimento global, suas causas e consequências, as providências a serem tomadas, o papel de cada país, a cota de responsabilidade de cada um, as medidas para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Uma proposta ligada ao meio ambiente pode o da vez. No ano passado, muita gente apostava no Aquecimento Global como grande assunto do ano. O grande assunto que vem sendo debatido ultimamente é o da sustentabilidade, que, como explicamos, vai muito além da área ambiental. Desenvolvimento sustentável é uma expressão da moda.

Responsabilidade social é o lado das instituições que tangencia com essa proposta. De parte de nós, brasileiros, este tema poderia vir revestido sob o conceito de cidadania. Outro tema possível é o da soberania da Amazônia. O desenvolvimento do Brasil e o nosso futuro, os desafios e o que fazer para chegar lá seriam desdobramentos, de um ponto de vista mais macro.

 

05. Comércio (mercado externo e interno e crescimento econômico das baleias da economia mundial): o crescimento da China e da Índia, a desvalorização das moedas para favorecer países, países emergentes, inter-relações entre eles.

 

06. Direitos Humanos (o que pode melhorar): a mulher, o papel da mulher na sociedade com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência; há uma série de temas a serem tratados, entre eles a pobreza, direito e cidadania, igualdade e preconceitos. A fome e sua erradicação ou outro grave problema social, como a distribuição de renda e a geração de emprego. Se focar no jovem, pode ser futuro profissional e a necessidade de uma boa formação. Todos os temas relacionados à inclusão estão em pauta.

 

07. Violência (por parte da polícia principalmente): os erros policiais, seus desvios de caráter vêm contribuindo para aumentar a violência urbana, milícia, pirataria, etc. Violência tem sido um dos assuntos prediletos do ENEM. Acho que foi explorado exaustivamente nas redações. Maioridade penal, o último grande debate na área, é polêmico demais para o ENEM... Talvez, se vier algo nessa área, seja algo mais indireto como a influência da televisão. Ou, melhor ainda... Faz aniversário a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 pela ONU, que é o outro lado da moeda. Pode vir até a China citada.

 

08. Catástrofes Naturais (causa, prevenção, consequência): assunto de destaque na mídia, é bom aprofundar seus conhecimentos, com relação a este assunto, que de alguma maneira será cobrado. Pode-se e deve-se buscar informações (estatísticas) sobre suas causas, casos famosos em que poderiam ser evitado perdas maiores ou não (serra fluminense e Japão, chuva e terremoto), suas consequências econômicas e sociais.

 

09. Tecnologia (papel e importância): nada mais óbvio que isso, questões como o papel da tecnologia, relações humanas com a tecnologia, vantagens e desvantagens, precauções podem vir a ser levantadas e cobradas como tema da redação do ENEM. Inclusão digital ou influências da tecnologia na sociedade.

 

10. Bulliyng; Criminalidade e agressão dos jovens: caso do massacre do Rio de Janeiro. A tragédia do Realengo, quando um jovem entrou na escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atirou contra 12 crianças, levantou a discussão sobre a criminalidade e a agressão dos jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até sobre alguma pesquisa que possa ajudar a embasar seu ponto de vista na hora da prova.

 

11. Homofobia e direitos dos homossexuais

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão como crimes e agressões por conta da homofobia. Há inclusive uma lei que pretende que a homofobia seja visto como crime. Portanto, atualize-se sobre o tema que tem grandes chances de aparecer na hora da redação.

 

12. Marchas

A proibição da Marcha da Maconha, que se tornou Marcha pela Liberdade de Expressão, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O "Churrascão da Gente Diferenciada", que foi organizado por meio da rede social Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança de local de um metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na hora proposta de redação.

 

13. Questões comportamentais

Questões como preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social. Inclusão pelo esporte, ou algum tema relacionado à saúde ou portadores de deficiência. Prevenção contra a AIDS é outra discussão velha conhecida dos exames. Alimentação saudável. Um tema derivado, mas interessante, seria a busca pela eterna juventude.

 

14. Redes sociais

Ainda que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais, é importante estar por dentro do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais.

 

15. Energia nuclear: vazamento da usina de Fukushima, no Japão.

 

16. Datas redondas: Um tema ligado à Literatura em ano de tantas comemorações seria muito bem-vindo. A coletânea poderia citar, por exemplo, o centenário de morte de Machado de Assis, o de nascimento de João Guimarães Rosa, o quarto centenário do Pe. Antônio Vieira. Seria um belo tema, tanto sob a perspectiva da Língua Portuguesa, quanto das Letras nacionais. Há os 80 anos de Macunaíma e o caráter do brasileiro!

 

17. Eleições 2012: É ano de eleições em todas as prefeituras brasileiras. Tema nacional e de alcance de todos – do jeito que os examinadores gostam. A possibilidade de votar aos 16 anos e a importância de escolher certo podem resultar em algo para a redação deste ano. Seria “a importância do voto”, por exemplo.

 

18. Tropicália: a antropofagia como traço fundante da cultura nacional, pegando gancho nos 80 anos do Manifesto Antropofágico. Em cultura, o que mais poderia ser? Talvez influências da cultura estrangeira ou projeção da cultura brasileira no mundo, citando a Bossa Nova, em seus 50 anos.

 

19. Meta-tema: Algo como a escrita e a importância de escrever bem. As dificuldades dos alunos com a redação. Metalinguagem seria uma saída bem sofisticada.

 

20. Ensino Superior: A importância da democratização do ensino superior de qualidade ou outro tema de educação, como erradicação do analfabetismo.

 

Bom Desempenho!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

www.joserobertoduarte.com.br

twitter.com/joserobertoduar