01. Geopolítica (seu papel e importância): mesmo sendo um assunto complexo pode vir a ser o tema da redação por motivos óbvios, os conflitos no Oriente Médio, estando em alta, poderá ser cobrado também em questões de vestibulares.
02. Avanços Científicos (prós e contras): o ano iniciou-se com inúmeros anúncios nesta área, principalmente no que diz respeito à produção de novas vacinas. A AIDS é cotada como tema da redação pelo aumento dos debates sobre esse assunto, apelos a prevenção, novas descobertas que possibilitam uma vida normal mesmo portando o vírus, o preconceito. Além disso, o papel da Igreja, da religião, que interfere (a igreja é contra o uso de preservativos) nesse campo.
03. Globalização (inter-relações globais): a respeito desse assunto, provável tema da redação poderão ser cobradas questões envolvendo a importância dos blocos econômicos, a ONU, a interdependência entre os países, crescimento e decrescimento econômico mundial, a incapacidade de administrar de alguns países europeus, assim como crises em geral.
04. Meio Ambiente (desenvolvimento sustentável / responsabilidade ambiental): vem como tema forte mais uma vez o aquecimento global, suas causas e consequências, as providências a serem tomadas, o papel de cada país, a cota de responsabilidade de cada um, as medidas para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Uma proposta ligada ao meio ambiente pode o da vez. No ano passado, muita gente apostava no Aquecimento Global como grande assunto do ano. O grande assunto que vem sendo debatido ultimamente é o da sustentabilidade, que, como explicamos, vai muito além da área ambiental. Desenvolvimento sustentável é uma expressão da moda.
Responsabilidade social é o lado das instituições que tangencia com essa proposta. De parte de nós, brasileiros, este tema poderia vir revestido sob o conceito de cidadania. Outro tema possível é o da soberania da Amazônia. O desenvolvimento do Brasil e o nosso futuro, os desafios e o que fazer para chegar lá seriam desdobramentos, de um ponto de vista mais macro.
05. Comércio (mercado externo e interno e crescimento econômico das baleias da economia mundial): o crescimento da China e da Índia, a desvalorização das moedas para favorecer países, países emergentes, inter-relações entre eles.
06. Direitos Humanos (o que pode melhorar): a mulher, o papel da mulher na sociedade com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência; há uma série de temas a serem tratados, entre eles a pobreza, direito e cidadania, igualdade e preconceitos. A fome e sua erradicação ou outro grave problema social, como a distribuição de renda e a geração de emprego. Se focar no jovem, pode ser futuro profissional e a necessidade de uma boa formação. Todos os temas relacionados à inclusão estão em pauta.
07. Violência (por parte da polícia principalmente): os erros policiais, seus desvios de caráter vêm contribuindo para aumentar a violência urbana, milícia, pirataria, etc. Violência tem sido um dos assuntos prediletos do ENEM. Acho que foi explorado exaustivamente nas redações. Maioridade penal, o último grande debate na área, é polêmico demais para o ENEM... Talvez, se vier algo nessa área, seja algo mais indireto como a influência da televisão. Ou, melhor ainda... Faz aniversário a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 pela ONU, que é o outro lado da moeda. Pode vir até a China citada.
08. Catástrofes Naturais (causa, prevenção, consequência): assunto de destaque na mídia, é bom aprofundar seus conhecimentos, com relação a este assunto, que de alguma maneira será cobrado. Pode-se e deve-se buscar informações (estatísticas) sobre suas causas, casos famosos em que poderiam ser evitado perdas maiores ou não (serra fluminense e Japão, chuva e terremoto), suas consequências econômicas e sociais.
09. Tecnologia (papel e importância): nada mais óbvio que isso, questões como o papel da tecnologia, relações humanas com a tecnologia, vantagens e desvantagens, precauções podem vir a ser levantadas e cobradas como tema da redação do ENEM. Inclusão digital ou influências da tecnologia na sociedade.
10. Bulliyng; Criminalidade e agressão dos jovens: caso do massacre do Rio de Janeiro. A tragédia do Realengo, quando um jovem entrou na escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atirou contra 12 crianças, levantou a discussão sobre a criminalidade e a agressão dos jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até sobre alguma pesquisa que possa ajudar a embasar seu ponto de vista na hora da prova.
11. Homofobia e direitos dos homossexuais
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão como crimes e agressões por conta da homofobia. Há inclusive uma lei que pretende que a homofobia seja visto como crime. Portanto, atualize-se sobre o tema que tem grandes chances de aparecer na hora da redação.
12. Marchas
A proibição da Marcha da Maconha, que se tornou Marcha pela Liberdade de Expressão, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O "Churrascão da Gente Diferenciada", que foi organizado por meio da rede social Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança de local de um metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na hora proposta de redação.
13. Questões comportamentais
Questões como preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social. Inclusão pelo esporte, ou algum tema relacionado à saúde ou portadores de deficiência. Prevenção contra a AIDS é outra discussão velha conhecida dos exames. Alimentação saudável. Um tema derivado, mas interessante, seria a busca pela eterna juventude.
14. Redes sociais
Ainda que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais, é importante estar por dentro do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais.
15. Energia nuclear: vazamento da usina de Fukushima, no Japão.
16. Datas redondas: Um tema ligado à Literatura em ano de tantas comemorações seria muito bem-vindo. A coletânea poderia citar, por exemplo, o centenário de morte de Machado de Assis, o de nascimento de João Guimarães Rosa, o quarto centenário do Pe. Antônio Vieira. Seria um belo tema, tanto sob a perspectiva da Língua Portuguesa, quanto das Letras nacionais. Há os 80 anos de Macunaíma e o caráter do brasileiro!
17. Eleições 2012: É ano de eleições em todas as prefeituras brasileiras. Tema nacional e de alcance de todos – do jeito que os examinadores gostam. A possibilidade de votar aos 16 anos e a importância de escolher certo podem resultar em algo para a redação deste ano. Seria “a importância do voto”, por exemplo.
18. Tropicália: a antropofagia como traço fundante da cultura nacional, pegando gancho nos 80 anos do Manifesto Antropofágico. Em cultura, o que mais poderia ser? Talvez influências da cultura estrangeira ou projeção da cultura brasileira no mundo, citando a Bossa Nova, em seus 50 anos.
19. Meta-tema: Algo como a escrita e a importância de escrever bem. As dificuldades dos alunos com a redação. Metalinguagem seria uma saída bem sofisticada.
20. Ensino Superior: A importância da democratização do ensino superior de qualidade ou outro tema de educação, como erradicação do analfabetismo.
Bom Desempenho!
www.joserobertoduarte.com.br
twitter.com/joserobertoduar