Romantismo no Brasil (fim do século XVIII e início do século XIX)

Início: Publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1836)
Painel de época: Processo crescente de industrialização; Importância da Revolução Francesa; Ascensão da burguesia; Oposição ao clássico; A literatura torna-se mais popular; Desenvolvimento de temas nacionais; Exaltação da natureza pátria; Criação do herói nacional (no Brasil? o índio); Exaltação do passado histórico: culto à Idade Média; Supervalorização das emoções pessoais; Egocentrismo; Fuga da realidade: álcool, doenças, suicídios, mortes.

Romantismo Poesia
1ª Geração (Nacionalista ou Indianista)
Gonçalves de Magalhães: poesia religiosa; poema épico - Suspiros Poéticos e Saudades.
Gonçalves Dias: indianismo, natureza pátria, religiosidade, sentimentalismo e brasilidade - Canção do Exílio.

2ª Geração (geração Byroniana, Mal-do-século, Ultraromantismo)
Álvares de Azevedo: mal-do-século; amor, morte, mulheres idealizadas; influência de Byron. 
Casimiro de Abreu: repetição do estilo dos outros autores. 
Junqueira Freire: tema do celibato, análise da religião, morte (fuga).
Fagundes Varela: sintetizou todos os temas do romantismo

3ª Geração (Social, Condoreira, Hugoana)
Castro Alves: egocentrismo; subjetivismo; observação da realidade; poesia social; luta abolicionista: Navio Negreiro
Sousândrade: causas abolicionistas e republicanas; experiências de viagens; padrões diferentes do Romantismo.

Romantismo Prosa
Características gerais: A conquista de um novo público leitor; Popularização da literatura. Surgiram 4 tipos de Romances:
a)  Romance urbano: vida social das grandes cidades com intrigas amorosas.
b)  Regionalista: características de cada região; as pessoas que vivem longe   das cidades.
c)  Indianista: idealização do índio que vira um herói convivendo com o homem branco.
d)  Histórico: construção do passado colonial brasileiro.

Produção literária
I) Joaquim Manuel de Macedo
Boa estruturação  nos enredos; Linguagem coloquial; Costumes da sociedade carioca (descrição); Tramas suaves; Final feliz; Poder incontestável do amor; O casamento como tema; Tipos do universo burguês; Obras principais: A Moreninha; O Moço Loiro; Os Dois Amores; etc.

II) Manuel Antônio de Almeida
Precursor do Realismo: Memórias de um Sargento de Milícias. Tratou os personagens de forma imparcial; Proximidade com o real; Romance de costumes do século XIX; Descrevia o povo simples dos subúrbios cariocas; Criou um anti-herói  ou herói pitoresco; O acontecimento é mais importante que o personagem.

II) José de Alencar
Romances urbanos, regionalistas, indianistas e históricos; Destacou-se como um dos maiores romancistas do Romantismo brasileiro; Faz um grande painel do Brasil mostrando todos os seus cantos; “Linguagem brasileira”; Idealização extrema de seus personagens; Valorização do índio; Aprovação da união entre colonizador e colonizado em suas obras indianistas; Apresenta caráter medieval em algumas obras; Nos romances urbanos faz uma representação crítica da sociedade da época; É descritivo e detalhista.
Romances urbanos: romance de costume; sentimento como enredo; retrato da vida urbana da burguesia. (Lucíola, A Pata da Gazela, Senhora, etc.)
Romances regionalistas: relacionamento do ser humano e a região que habita. Idealização do personagem. (O Gaúcho, O Sertanejo, O tronco do Ipê).
Romances indianistas: exaltação do herói romântico brasileiro; nacionalismo; a  exaltação da natureza (O Guarani; Iracema, Ubirajara).

Romantismo Teatro
Comédia de costumes. Martins Pena. Quem casa quer casa, Juiz de paz na roça, O noviço.