Contexto histórico: Nova fase da Revolução Industrial; utilização do aço, petróleo e da eletricidade; novas descobertas e avanço científico; campanha abolicionista; Guerra do Paraguai (1864-1870); fundação do Partido Republicano; decadência da Monarquia; Lei Áurea de 1888; economia voltada para o mercado externo; fim da mão de obra escrava; agora representada por levas de imigrantes, europeus que vinham trabalhar nas lavouras.
Características: Positivismo e Socialismo; negação ao subjetivismo romântico; Materialismo, preocupação apenas com presente e contemporâneo, autores adeptos ao Determinismo e são antimonárquicos; divide-se em duas tendências:
Romance Realista: narrativas preocupadas com a parte psicológica fazendo críticas à sociedade a partir de comportamentos dos personagens.
Principais autores: Machado de Assis; Raul Pompeia;
Romance Naturalista: marcada por forte análise social a partir de grupos humanos marginalizados valorizando o coletivo, estudo da natureza humana.
Principais autores: Aluísio de Azevedo; Domingos Olímpio; Oliveira Paiva; Adolfo Caminha; Rodolfo Teófilo; Antônio Sales; Inglês de Sousa; Júlio Ribeiro