7 conteúdos mais cobrados na prova de literatura do ENEM

Se você é um candidato para o ENEM 2017, é bem provável que esteja se preparando para a prova e com dúvidas sobre os conteúdos que mais são cobrados para focar sua energia na reta final de estudos.

Hoje vamos explanar mais sobre os conteúdos de Literatura do ENEM e responder questões como: Quais são os conteúdos mais cobrados na prova de Literatura do ENEM? Quantas questões de Literatura tem na prova de Linguagens do ENEM? Quais são os estilos literários e autores mais pedidos?  Confira as dicas a seguir, para se preparar para a prova de literatura do ENEM. Leia com atenção!

Literatura

Antes de tudo compreenda o que é literatura e o que é um texto literário. Literatura é a arte das/com as palavras. E como toda produção artística, integra o tempo histórico, a cultura e tradições que expressam uma determinada época. Os textos literários podem ser considerados como arte, pois é a partir do contato e interpretação de textos fictícios ou até baseados em fatos reais, que o leitor é provocado a refletir e a ter contato com diferentes emoções e sentimentos.

 

A partir da leitura e análise de um texto verbal ou não verbal, o leitor pode ser levado ao mundo da fantasia e também ser levado a refletir sobre sua realidade.

Nas obras literárias as palavras podem ser usadas no sentido denotativo e no sentido conotativo (figurado), e através de vários atributos de linguagem e sonoridade das palavras. Podem representar uma época, expressar as ideias e cultura de um povo.

Número de questões de Literatura na prova de Linguagem do ENEM

Nas últimas edições, a prova do ENEM tem trazido uma média de 10 questões que englobam Literatura de alguma forma.

Muitas questões são multidisciplinares e apresentam a literatura na questão. Você pode se deparar com questões de História e Geografia com Literatura, Literatura e Português, Literatura e Artes, ou seja, você pode encontrar uma só questão que aborda até 3 disciplinas relacionadas com a Literatura.

Conteúdos mais cobrados na prova de literatura do ENEM

1 – Figuras de linguagem

Na prova do ENEM cai pelo menos uma questão específica para identificar figuras linguagem, além das figuras de linguagem usadas nos textos literários que te ajudarão na interpretação do texto e na identificação de escolas literárias.

2 – Funções da linguagem

Para interpretar um texto é importante identificar sua finalidade e para isso são utilizadas as funções da linguagem, classificadas em:

Função Conativa: Nesse tipo de texto, o destaque está no destinatário, a fim de convencê-lo a realizar uma ação. Emprego dos verbos no imperativo e uso da 2ª pessoa.

Função Emotiva: Destaque para a subjetividade do emissor, o objetivo desse tipo de comunicação é mostrar o ponto de vista (1ª pessoa) de quem produz a mensagem.

Função Metalinguística: O foco é a própria linguagem, através do uso da linguagem para falar, explicar ou descrever o próprio código linguístico.

Função Fática: O destaque é o canal de comunicação. O emissor usa procedimentos para manter contato físico ou psicológico com o interlocutor, prolongando ou interrompendo uma conversa.

Função Poética: Texto em que a função está centrada na própria mensagem, elemento muito empregado na poesia. Sua intenção é romper com o modo tradicional com o qual estamos habituados a ver as palavras.

Função Referencial: Informar o interlocutor é o principal objetivo dessa função. Predomínio do discurso na 3ª pessoa e ausência de opiniões pessoais.

3 – Interpretação de Texto na prova de Literatura

Muitos aspectos irão aparecer na prova de Linguagem do ENEM sobre a produção literária brasileira. O principal ponto é compreender cada momento literário sempre apoiado no contexto histórico e entender as relações que existem entre os estilos de época. Partindo das referências literárias modernas e como estas referências representam as escolas literárias que já se passaram.

Para se dar bem na prova de literatura do ENEM você precisa usar bastante sua habilidade de interpretação de texto.

Muitas questões do ENEM são multidisciplinares, então tenha atenção nos seguintes pontos para interpretar bem os textos:

Figuras de linguagem;

Ficcionalidade, isto é, um texto de ficção;

Subjetividade do texto;

Vários significados de uma mesma palavra;

Atemporalidade do texto;

Representações denotativas (reais) e conotativas (figurativas);

Funções da linguagem com destaque para a função metalinguística;

Procure identificar além da linguagem verbal, a linguagem não verbal que aparece em muitos textos da prova do ENEM;

Trechos de músicas populares brasileiras;

Textos modernos como cordel;

A relação entre textos literários e outras artes e cultura: textos com pintura, textos de peças de teatro, textos e artes plásticas, poesia e prosa;

A relação entre história, filosofia e sociologia expressada através de textos literários.

4 – Escolas literárias que mais caem no ENEM

Entre os conteúdos que mais caem no ENEM, listamos pelo menos 10 escolas literárias que mais apareceram nos últimos anos das edições do exame, com maior destaque para os primeiros da lista: Modernismo, Romantismo, Barroco, Quinhentismo, Realismo, Naturalismo,  Parnasianismo, Simbolismo, Concretismo, Arcadismo

5 – Temas que mais caem das Escolas Literárias no ENEM

É claro que você irá estudar todas as escolas literárias, mas merecem sua atenção especialmente os seguintes conteúdos que mais aparecem na prova:

Quarta geração do modernismo que inicia em 1958 com a poesia concreta (concretismo) até os dias atuais; Terceira geração do modernismo que vai de 1945 até 1958; Segunda geração do modernismo que inicia em 1930 e vai até 1945; Primeira geração do modernismo que vai de 1922 até 1930; Pré-modernismo; Romantismo;

Gêneros (épico, lírico e dramático) e espécies literárias; sendo usados narrativas no gênero épico, poemas no lírico, e peças teatrais no gênero dramático. As espécies são as modalidades de cada texto literário, como sonetos, crônicas, contos etc.

Funções da linguagem com destaque para metalinguagem;

6 – Autores que mais caem na prova do ENEM

Na sua grade de leitura para o ENEM alguns autores não podem faltar. Confira os autores que mais apareceram nas provas dos últimos anos:

Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Machado de Assis, João Cabral de Melo Neto, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes, Álvares de Azevedo, Luís Fernando Veríssimo, Rubem Braga, José de Alencar, Clarice Lispector, José Saramago, Guimarães Rosa

7 – Estude as obras literárias de Carlos Drummond de Andrade

Este autor não foi colocado em primeiro na lista de autores por acaso. Carlos Drummond de Andrade é o autor mais cobrado na prova do ENEM dos últimos anos, então estude todas suas fases literárias: Fase gauche; Fase social; Fase filosófica/nominal; Fase final, também conhecida como fase de memórias.

Estudando esses temas você estará bem preparado para se dar bem nas questões de literatura da prova de Linguagens do ENEM.

Observe que as questões de Literatura do ENEM procuram avaliar se o estudante compreende a Literatura e a Arte como produtos da sociedade e que expressam a identidade dos brasileiros. Por isso muitas questões do ENEM são multidisciplinares e relacionam-se com temas da história.

Por Maria Angélica

Fonte: Canal do Ensino