UFC cria 12 cursos de graduação e seis de pós-graduação para Fortaleza e Interior

O Conselho Universitário (Consuni) da UFC, presidido pelo Reitor, Prof. Jesualdo Farias, aprovou, por unanimidade, na tarde da última terça-feira (22), a criação de 12 cursos de graduação e outros seis de pós-graduação na Instituição. Dos cursos de graduação criados, cinco são para o novo Campus de Russas, quatro para o novo Campus de Crateús, dois para o Campus de Quixadá e um para o Centro de Tecnologia (CT), unidade acadêmica em Fortaleza.

 

Os cursos de pós-graduação criados são os seguintes: doutorado em Administração e Controladoria (FEAAC), mestrado acadêmico em Urbanismo e Design, no Curso de Arquitetura e Urbanismo (Centro de Tecnologia), mestrado acadêmico em Ciência da Informação (Centro de Humanidades), mestrado acadêmico em Gastronomia (Instituto de Cultura e Arte – ICA), mestrado acadêmico em Música (ICA) e doutorado em Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina), todos em Fortaleza.

Nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) realizadas nos dias 19 de novembro de 2013, 27 de fevereiro e 18 de junho deste ano, os projetos pedagógicos dos cursos agora criados já haviam sido aprovados, segundo informou o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida.

 

DEMOCRATIZAR ACESSO – Ao relatar os 12 processos que criaram os cursos de graduação, o Prof. Custódio Almeida justificava o momento enfatizando o fortalecimento da interiorização e a democratização do acesso à Universidade. Detalhou aos integrantes do Conselho a situação de infraestrutura e do quadro de pessoal já contratado – docentes e servidores técnico-administrativos. Informou que os cursos da área de Computação receberão 100 alunos por ano, com duas entradas de 50 alunos, e os da área de Engenharia terão 50 vagas. Os cursos têm horário integral, com tempo padrão de quatro, ou no máximo seis anos, para que sejam concluídos.

 

OS CURSOS – Em Russas, funcionarão os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Em Crateús, a UFC disponibilizará os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. O Campus de Quixadá agregará os cursos de Design Digital e Engenharia de Computação aos quatro já em funcionamento. Engenharia de Computação foi o curso criado para o CT, na Capital.

 

EM REDE – O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil Aquino, relator dos processos dos cursos de pós-graduação, colocou em votação, extraordinariamente, a proposta de adesão da UFC ao mestrado profissionalizante de Ensino de Física em Rede. O Pró-Reitor esclareceu que o programa já existe, criado pela Sociedade Brasileira de Física, bastando a UFC decidir aderir. A proposta também foi aprovada.

 

INÍCIO – Neste semestre terão início os cursos de Engenharia de Software, em Russas, e Ciência de Computação, em Crateús. No primeiro semestre de 2015 começarão os demais cursos recém-criados. O mestrado profissionalizante de Ensino de Física em Rede será iniciado em setembro deste ano.

Os programas de pós-graduação recém-criados dependem de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a expectativa é de que sejam aprovados até dezembro deste ano. Assim, só deverão começar em 2015, ressalta o Prof. Gil Aquino.

A criação dos programas de pós-graduação pelo Consuni faz com que todos os cursos dos centros de Humanidades e de Tecnologia tenham agora uma pós-graduação. No Centro de Ciências, apenas o Curso de Estatística não conta com uma pós-graduação.

Fonte: Aritomar Barros, secretário do Consuni – fone: 85 3366 7340 - ufc.br