Os estudantes que se interessarem em cursar uma universidade particular e fazer um empréstimo estudantil precisam saber que é necessário fazer o Enem para obter o Fies.
Sim, é necessário fazer o Enem para solicitar o FIES! Para os estudantes que estão interessados em fazer um curso superior, mas não encontrou a graduação almejada em uma universidade federal ou não conseguiu ingressar em uma instituição de ensino superior pública, uma boa saída é investir em uma universidade privada. Entretanto, isso pode custar caro e desanimar os estudantes, pois as mensalidades sofrem reajuste de aproximadamente 1% ao ano, aumentando assim gradativamente os gastos com sua formação. Desse modo, uma boa forma de conseguir concluir os estudos sem muita preocupação em relação ao aspecto financeiro é fazer um empréstimo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo.
Esse financiamento é a linha de crédito mais barata oferecida pelo mercado bancário existente no Brasil para estudantes dispostos a cursar uma graduação em uma instituição de ensino superior privada. O Fies possui a taxa de juros de apenas 3,4% ao ano, sendo uma verdadeira bagatela visto que esse tipo de financiamento normalmente tem um custo bem alto. Mas para conseguir esse crédito é necessário atender a alguns requisitos como fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os estudantes que se interessarem em cursar uma universidade particular e fazer um empréstimo estudantil precisam saber que é necessário fazer o Enem para obter o Fies. Entenda melhor por que isso ocorre e o que é o Fies.
Entenda a diferença do Enem com o Fies
O que é o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à distribuição de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais em instituições privadas e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, pois o aluno precisa ter um bom desempenho para não perder o direito.
O financiamento mínimo é de 50% do valor da mensalidade da graduação, porém para ter direito a esse empréstimo é fundamental que o valor da mensalidade seja correspondente a uma quantia entre 20% a 40% da renda bruta per capita da família do aluno. Se a renda familiar for entre 40% a 60% da mensalidade o aluno consegue financiar 75% do curso e no caso da renda bruta per capita familiar ultrapassar o valor de 60%, o estudante pode financiar 100% da graduação.
Desde o ano letivo de 2010, os estudantes concluintes do ensino médio que queiram solicitar o Fies devem fazer o Enem. Entretanto, os alunos que o terminaram antes dessa data não precisam fazer o Enem, mas é fundamental comprovar essa condição perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serve somente para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos nos três últimos anos. Esse exame passou a substituir o vestibular em muitas universidades a partir de 2009 e houve uma ótima aceitação pelas Instituições de Ensino Superior (IES). O Enem é destinado principalmente aos alunos que estão concluindo o ensino médio. Entretanto, esse exame pode ser feito por pessoas que já possuem graduação, que não concluíram ainda o ensino médio e buscam um certificado, por pessoas de baixa ou de alta renda financeira, idosos e estudantes que ainda estão cursando o ensino médio e querem testar seus conhecimentos.
O Exame Nacional do Ensino Médio é divido em duas provas constituídas, cada uma, por noventa questões que são feitas uma por dia: sábado e domingo. São destinadas quatro horas e trinta minutos para a primeira fase e cinco horas e trinta minutos para segunda fase, Isso ocorre porque, no domingo, o candidato precisa fazer uma redação que possui alto peso na nota final.
Saiba como se inscrever no Fies
O primeiro passo para efetuar a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil é acessar o SisFIES e passar todos seus dados. É importante na primeira vez que acessá-lo informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, endereço eletrônico (e-mail) e, assim você cadastrará uma senha que utilizará para acessar o sistema. Logo após, você receberá a confirmação do cadastro pelo e-mail. Desse modo, o estudante já poderá entrar no SisFIES e fazer sua inscrição informando os dados pessoais, o curso em que está matriculado, o nome da instituição e, em seguida, solicitar o financiamento.
O segundo passo para adquirir o FIES é a validação de suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino superior em até dez dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. Em seguida, o terceiro e último passo é comparecer a um agente financeiro do FIES em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. Vale lembrar, que o estudante no ato da inscrição no SisFIES escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.
Os estudantes que sentirem a necessidade de fazer o requerimento do FIES, devem procurar se informar e não precisam ficar com medo, pois o pagamento desse empréstimo só será feito após o término da sua graduação.
Você sabia que o Fies precisava do Enem ou que era tão fácil fazer sua solicitação?
Fonte: passeiweb.com