O que elimina a sua redação no Enem 2012? Dicas para fazer uma boa redação no Enem

 

Você sabe quais são as principais infrações que podem eliminar a sua redação no Enem? Confira os erros que o estudante NÃO pode cometer durante o texto para evitar desclassificações. O que acaba com uma redação é a fuga ao tema. Durante o período de estudos intensivos é comum que os estudantes se esqueçam de alguns detalhes importantes na hora de fazer uma boa redação. O que acaba com uma redação é a fuga ao tema. Os dois pontos que podem queimar uma redação é quando o aluno foge do tema proposto pela banca ou fica preso ao encaminhamento que é sugerido pela mesma. Os temas indicados pela banca não são complexos e tendem a favorecer os jovens. A redação deve estar adequada em três pontos básicos: ao tema, ao tipo de texto proposto, no caso a dissertação e por fim na proposta de solução, que precisa estar de acordo com a realidade brasileira. Em relação à quantidade mínima de linhas exigidas, um texto só pode ser anulado quando possuir menos de 8 linhas, o que é um número muito baixo. Com oito linhas fica impossível analisar as ideias propostas, não dá para avaliar. O Enem deveria exigir no mínimo vinte linhas.

 

 

As provas do Enem 2012

O Enem 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. São elas:

1. Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;

2. Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;

3. Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;

 

Mudanças no Enem 2012

A correção da prova de redação do Enem mudou. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, um terceiro corretor fará outra avaliação. Se mesmo assim houver discrepância entre as notas, a redação seguirá para uma banca de três avaliadores, que dará a nota final. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Será atribuída nota zero à redação que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

 

10 temas que podem cair na redação do Enem 2012

Para que você direcione melhor seus estudos para o Enem de 2012, alguns possíveis temas foram selecionados para facilitar o desenvolvimento do seu texto na hora da prova. São eles:

1. As questões ambientais

2. Bullying

3. Violência nas escolas

4. A violência no trânsito

5. Participação política

6. Álcool X Trânsito

7. Desarmamento

8. Desigualdade Social

9. Esporte como fator de inclusão social

10. Comportamento jovem nas mídias sociais

 

6 dicas para fazer uma boa redação no Enem

Se você não estudou todos os pontos para fazer uma redação, confira algumas dicas para conseguir desenvolver o seu texto e receber uma boa nota na redação do Enem 2012.

A dica é resolver a prova e na hora da redação focar no tema.

É normal que às vésperas de um exame tão importante como o Enem, você esteja preocupado com as matérias que poderão cair na prova e fique um pouco inseguro em relação ao desenvolvimento da redação. A dica é resolver a prova e na hora da redação focar no tema. Não perca tempo! Vá direto ao ponto e faça uma boa redação.

Se você já está estudando há um bom tempo, mas ainda tem dúvidas sobre como elaborar os três pontos principais da dissertação, essa revisão simples e rápida pode ser útil. Para isso, reunimos 6 passos para você fazer uma boa redação e não se perder durante a prova. O tema proposto geralmente fala sobre o universo jovem e não é costume do Enem exigir aprofundamento. Na hora da prova basta manter a calma e prestar a atenção no que está sendo pedido.

Como fazer uma boa redação no Enem em 6 passos:

1) Leitura do enunciado

Fique atento ao tema e procure identificar o que a banca espera da sua redação quando propõe o assunto em questão. A sugestão é ler com muita atenção o enunciado do começo ao fim para que você esteja apto a identificar o tema.

 

2) Identificação do tema

Não adianta você analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. Destacamos que quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá.

 

3) Leitura do texto de apoio

Nesta etapa, a sugestão é que o aluno faça uma leitura direcionada do texto base fornecido verificando o encaminhamento da banca, ou seja, identifique a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.

 

4) Identificação de palavras chaves

Quando o aluno identifica quais são os principais temas e as palavras-chave dos textos propostos fica muito mais fácil desenvolver a redação. Assim ele não corre o risco de fugir do tema proposto, um dos pontos que desclassifica uma redação.

 

5) Montagem do texto

Depois de organizar as ideias, decidir os argumentos e teses que serão usados está na hora de montar o texto. Não se esqueça de que a sua redação deve obedecer às normas de um texto dissertativo, as suas ideias não podem aparecer escritas na 1ª pessoa do singular.

 

6) Solução

Se o tema proposto pela banca for uma pergunta ou um problema o candidato deve propor uma solução. A melhor maneira de fazer isso é sempre sugerir medidas adequadas à realidade.

 

Enem 2012: 10 propostas de redação que podem estar na prova

Acertar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio não é tarefa fácil.

Geralmente, os temas são problemas sociais. Nos últimos anos, entretanto, a proposta ganhou um caráter mais reflexivo. Esse, na verdade, é um ponto positivo porque fica mais fácil avaliar quem tem, de fato, mais capacidade de refletir sobre a sociedade na qual está inserido.

Como a ideia do Enem é avaliar o ensino médio brasileiro, nada melhor que propor temas que façam os candidatos pensar sobre o mundo em que estão vivendo.

10 temas que podem estar na redação do Enem 2012

Confira a lista abaixo e prepare-se para a prova:

1- Avanços e obstáculos da nova família brasileira

2- O voluntariado e a importância da solidariedade

3- A questão das drogas no crescimento de crianças e adolescentes

4- A sustentabilidade como meio de desenvolvimento

5- A busca por respeito às minorias sociais

6- Consciência e responsabilidade no trânsito

7- A arte e a formação da identidade nacional

8- O papel do jovem na sociedade

9- As transformações na escrita

10- A importância do esporte no fortalecimento da cidadania

Os resultados do Enem 2012

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais a partir de 28 de dezembro. Basta inserir o número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial, a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.