Via internet

Edição mais antiga da Bíblia está disponível para consulta
Redação Portal IMPRENSA
Estão disponíveis para consulta na internet cerca de oitocentas páginas restauradas do exemplar mais antigo da Bíblia.
Os internautas poderão ver imagens de mais de metade do manuscrito intitulado Codex Sinaiticus, escrito em grego em folhas de papiro, há mais de mil e quinhentos anos.
De acordo com a agência de notícias BBC Brasil, o projeto responsável pela recuperação do Codex Sinaiticus reuniu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito - país em que os escritos foram encontrados - e Rússia.
"O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo", afirmou Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres.
McKendrick acrescenta que o manuscrito "é uma janela para se entender o desenvolvimento do início do Cristianismo, e se trata de uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração"
Desde o século 4, o manuscrito ficou preservado em um mosteiro localizado na Península do Sinai , no Egito, e só em 1844 foi encontrado e dividido entre os quatro países responsáveis pelo projeto.
Na opinião de especialistas, o documento resistiu ao tempo por conta do ar do deserto considerado ideal para a conservação deste tipo de documento. Além disso, o mosteiro permaneceu intacto por todos esses anos, o que contribui para a preservação.
Clique aqui para conhecer o Codex Sinauticus