Várzea Alegre distribui mais de 30 próteses ortopédicas em um ano

No último dia 10 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Ortese Protese, entregou mais cinco próteses para pessoas carentes da cidade. Só neste ano de 2010, 36 pessoas foram beneficiadas.


Implantado em 2005, no primeiro governo do prefeito Zé Helder (PMDB), o programa já beneficiou dezenas de pessoas com compressores, coletes, talas, palmilhas, prótese exoesquelética - tipo PTB e outras.
Gerenciado pelo secretário de saúde, Dr. Fernando Fernandes, o programa ganhou impulso neste ano, a partir da atuação do médico ortopedista, Dr. Pedro Aquino, que presta serviços à Saúde varzealegrense no Hospital Casa de Saúde São Raimundo Nonato.
Para ter direito ao benefício, o paciente é encaminhado pelo médico do PSF para o ortopedista, e depois é cadastrado na Secretaria de Saúde, onde passa por uma avaliação social. Comprovada a necessidade do equipamento, a secretaria adquire a prótese com recursos do Fundo Municipal de Saúde - FMS.
Dr. Fernando Fernandes avalia que o programa de distribuição de próteses ortopédicas visa reintegrar os pacientes ao seu estilo normal de vida, podendo desempenhar as mais diversas tarefas.