Teatro, leitura dramática e doação de sangue dão a tona do quarto dia do Icozeiro

 

Por Yuri Guedes de Lavor

Diversidade teatral, unindo peça e monólogos à leitura dramatizada serão o destaque desta quarta-feira [21] do I Festival da Cultura Icoense [Icozeiro], que terá início às 8h com a realização da campanha de doação de sangue, que prossegue até 15h.

 

 

SANGUE - Dar o sangue pelo próximo. Seguindo esta frase, no seu sentido literal, a população icoense estará convocada a reforçar a doação de sangue na campanha realizada pelo Hemoce, Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro [antiga Casa de Câmara e Cadeia].

No primeiro dia de coleta, apenas foram atingidas a marca de 35 bolsas de sangue. A ideia é de superar o número baixo e ultrapassar a quantia de 100 bolsas e o desafio foi lançado ao povo icoense. Além da doação, acontecerá o cadastro da medula óssea. O local foi transferido do teatro Municipal da Ribeira dos Icós para o prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia.

TEATRO - A partir das 19h30, o Trio da Ribeira, com os atores Beethoven Cavalcante, Davina Fernandes e Jucicleide Aldina, apresentará uma dublagem cênica, a partir das 19h30. Logo após [20h30], será a vez da leitura dramatizada com o ator Marcos Mota, que interpretará a obra “O Silêncio”, de Getúlio Oliveira.

O quarto dia do Icozeiro será finalizado com o monólogo “Deus Negro", às 21h30, interpretado por Iolanda Reis, e a participação de Antenor Angelim com os mónologos " Nunca Mais eu vou no Mar" e "Me Enganei coma Minha Noiva", as 22h.

FESTIVAL DA CULTURA - O O I Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó] e Associação Cutural e Artística Icoense [ACAI] e teve início neste domingo [18], com a realização de um cortejo brincante e a entrega do Prêmio Pedro Théberge, conferida ao pesquisador da História de Icó, Altino Afonso.

O evento procura unir as diversas formas de produção cultural [dança, teatro, música, artes plásticas, experimentações] dos artistas de Icó e objetiva formar um movimento em prol da identidade local, debatida no I Fórum da Cultura de Icó, realizado nesta segunda-feira [19].

O Icozeiro tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Cultura de Icó, Ponto de Cultura Criativa Musical, lojas maçônicas Cavaleiros da Liberdade n° 21 e Cavaleiros Templários n° 125, Rádio Brasil FM, Rádio Papagaio FM, Rádio Icó FM, Icó é Notícia, blog Icó Cultural, Escola Estadual Vivina Monteiro e Leo Clube de Icó. São parceiros deste projeto o Teatro da Ribeira dos Icós, Hemoce, Cine dos Icós e o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta.

SERVIÇO:

I Festival da Cultura Icoense - Icozeiro Local: Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro [antiga Casa de Câmara e Cadeia].

Data: 18 a 30 de dezembro

Horário: A partir das 19h

Entrada: Gratuita [o público poderá doar alimentos para a Campanha Natal sem Fome]