SOCIEDADE CIVIL PROPÕE RENDA BÁSICA PARA AJUDAR O BRASIL A ENFRENTAR A CRISE DO CORONAVÍRUS

Grupo de 26 organizações defende programa para alcançar 77 milhões de brasileiros por 6 meses com Renda Básica Emergencial - o dobro de pessoas propostas pelo o governo, pelo dobro de tempo, com menos burocracia, o que significa mais dinheiro para as famílias.
As famílias brasileiras precisam de apoio para enfrentar o coronavírus. A Rede Brasileira de Renda Básica, o Nossas, a Coalizão Negra por Direitos, o Instituto Ethos, o INESC e outras 21 organizações da sociedade civil lançam hoje campanha que propõe a criação de uma Renda Básica Emergencial de R$200,00 por pessoa para ajudar os mais pobres a enfrentar a depressão econômica que virá com as restrições impostas pela pandemia.
As 77 milhões de pessoas mais pobres do Brasil, ou seja, aquelas que têm renda familiar inferior a 3 salários mínimos, seriam beneficiadas pelo período de 6 meses. Sabemos quem são elas: elas já estão no Cadastro Único, o que permite a rápida adoção da medida, alcançando quem mais precisa. São pessoas pobres, negros e negras, mulheres chefes de família, moradores de favelas e periferias, trabalhadoras e trabalhadores autônomos e precarizados, populações tradicionais e quilombolas, pessoas com deficiência, idosos e outros cidadãos e cidadãs especialmente vulneráveis à epidemia e aos seus efeitos na saúde e na economia.

Essa iniciativa significaria um investimento de cerca de R$12,8 bilhões por mês - apenas 0,17% do PIB, totalizando 1,05% pelos 6 meses propostos. Um valor baixo perto das riquezas que o Brasil gera, mas que pode fazer toda a diferença para a população nesse momento de crise.
O governo já anunciou a intenção de fazer algo semelhante a isso, mas limitando-se a um número restrito de profissionais autônomos - cerca de 38 milhões de pessoas, e por apenas 3 meses. Na proposta apresentada pelo governo, para identificar quem se qualifica seria necessário desenvolver do zero um novo sistema de triagem online, ou obrigar esses trabalhadores a enfrentar longas filas de cadastro - o oposto do que deveríamos fazer durante uma pandemia.
A campanha “Renda Básica que Queremos” coleta a partir desta sexta-feira (20/03) o apoio a esta proposta por meio do site www.rendabasica.org.br. Ao mesmo tempo, as organizações envolvidas atuarão junto aos líderes do Congresso Nacional para que dêem os passos necessários para concretizar essa medida.

Para maiores detalhes a respeito, entre em contato com as organizações responsáveis:
Rede Brasileira de Renda Básica
Leandro Ferreira - (11) 98470-9392 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coalizão Negra por Direitos
Mariana Belmont (11) 96413-6098 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.