Silvani Soares

Escrito por Silvani Soares

E agora José?
O ex-ministro José Dirceu, considerado um dos articuladores da campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República pelo PT, afirmou que, se for mantida a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à eleição de 2010, o partido terá que romper alianças estaduais com o PSB. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Ainda segundo o jornal, o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), afirmou que a candidatura de Ciro à Presidência ganha força, mas a tendência é que ele concorra ao governo de São Paulo.

Só no estatuto?
Começa a semana do idoso. Uma semana para reflexão principalmente no uso Estatuto do Idoso, e na prática de maus tratos nas famílias, na exploração econômica e abandono. Onde estão os direitos do idoso de verdade no que se refere a políticas públicas do município, da acessibilidade entre outros? Apesar de conquistas como o Estatuto do Idoso e a criação de instituições de proteção social, é notório e preocupante os casos de desrespeito na velhice. Desse jeito fica difícil chegar lá.

Na contramão
O Ceará deve entrar junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva com um pedido de anulação do jogo do último sábado, contra o Paraná, no Castelão, quando o Vozão perdeu por 1x0, com um gol de mão de Wellington Silva. Fala-se até em complô.

Senado e as pesquisas
Pesquisa do Instituto Análise indica que, apesar da série de denúncias enfrentadas, o Senado é visto pela maioria da população como uma instituição necessária. De acordo com o levantamento feito no final de agosto, 52% dos entrevistados afirmaram que a Casa, junto com a Câmara dos Deputados, é importante para ‘aprimorar as leis’. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. O Senado enfrenta uma série de denúncias, entre elas a de não publicar atos administrativos - os chamados atos secretos - que nomeavam servidores e aprovavam benefícios.

Hino obrigatório

A partir desta terça (22), as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. A lei com a obrigação foi sancionada nesta segunda (21) pelo presidente em exercício, José Alencar, que recebeu alta médica no último sábado (19). A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.