Estudo do Diap destaca José Pimentel pela sétima vez
O senador José Pimentel (PT-CE) está, novamente, na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Poder Legislativo. A relação, elaborada anualmente pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), foi divulgada na última sexta-feira (16/9). A seleção é feita com base em estudo sobre o perfil, as votações e as posições manifestadas pelos 513 deputados federais e 81 senadores. Dos 100 parlamentares, 62 são deputados federais e 38 são senadores. E o partido com maior número de representantes na lista é o PT, com 27 nomes.
A escolha dos 100 congressistas leva em consideração o cargo ocupado pelo parlamentar no Congresso, a influência sobre os colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes, de interesse da sociedade.
José Pimentel é líder do governo no Congresso e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, uma das mais importantes e movimentadas da Casa. Ele também integra a Comissão de Assuntos Econômicos, o Conselho de Ética do Senado, três subcomissões e várias frentes parlamentares. E é autor e relator de diversos projetos em tramitação no Congresso Nacional.
Esta é a sétima vez que Pimentel figura na relação dos “Cabeças” do Congresso Nacional. A primeira foi em 2002, quando cumpria o segundo dos quatro mandatos como deputado federal. De lá para cá, ele só ficou fora da relação em 2008 e 2009, quando se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir o cargo de ministro da Previdência Social.
Além de Pimentel, os outros dois senadores cearenses – Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB) – também figuram na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso em 2011. E dois deputados do Ceará também entraram na seleção: José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT).