Senac Iguatu homenageia Raimundo Saraiva Coelho

Instituição homenageia o engenheiro e empresário, natural da região, com a nominação do auditório do Centro de Educação Profissional do Senac, no município.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) realizou, na quarta-feira, 29 de fevereiro, a nominação do auditório da Instituição, em Iguatu. Com o nome de Raimundo Saraiva Coelho, o auditório, com capacidade para 120 pessoas, presta homenagem ao engenheiro e empresário da região por sua contribuição ao Senac, no município.

Raimundo Saraiva Coelho foi o responsável pela construção da nova unidade do Senac em Iguatu, inaugurada em 2010. Cerca de quatro vezes maior que a sede antiga – que possuía apenas seis ambientes pedagógicos, distribuídos em 310 metros quadrados, e situada na Praça Coronel Belizário -, o novo espaço conta com 1.620 metros quadrados e 14 ambientes pedagógicos. São (08) laboratórios, seis (06) salas convencionais, 01 biblioteca e 01 auditório com capacidade para 120 pessoas.  Além disso, é composto por Laboratório de Informática, Salão de Beleza, Cozinha Pedagógica, Laboratório de Estética, Atelier de Artes, Laboratório de Hardware e Manutenção de Computadores, Laboratório de Enfermagem, Laboratório de Moda e Estilismo.

O desejo de uma sede nova, para ampliar o atendimento e melhor desenvolver as ações educacionais, veio juntamente com a contínua e crescente ampliação do leque de atividades da Instituição. Atendendo a 23 municípios da Região do Centro Sul do Estado, e com o sucesso no alcance das metas estabelecidas pelo Senac Iguatu por três anos consecutivos (2006, 2007 e 2008), o Centro foi classificado, na meta geral, em primeiro lugar no ranking estadual do Senac.

Segundo a Diretora Regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, a média anual de atendimento no Senac Iguatu, nos últimos anos, era de cerca de três mil atendimentos. “O novo SENAC é um sonho de mais de 30 anos concretizado pela atual direção do Sistema Fecomércio. Foi um espaço recebido com grande entusiasmo pela população e entidades diversas da região centro-sul, pelas oportunidades que tem gerado e pelo universo de pessoas beneficiadas. A homenagem é em reconhecimento a grande contribuição de Raimundo Saraiva ao Senac e ao município”, declarou Ana Cláudia Martins.

De acordo com a Gerente do Senac Iguatu, Liduina Franco, “quando soube que  sua construtora, a CRC, iria construir uma unidade do Senac em sua terra natal, o Tenente Raimundo ficou muito feliz. Infelizmente ele não a conheceu finalizada, devido ao seu falecimento. Escolhemos então nominar o auditório da nova sede com seu nome, como forma de homenageá-lo”.

A solenidade de nominação do auditório aconteceu na sede da Instituição, com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, e da Diretora Regional do Senac, Ana Cláudia Martins.

 

Sobre Raimundo Saraiva Coelho

Raimundo Saraiva Coelho, mais conhecido como Tenente Coelho, nasceu em Iguatu, em 15 de julho de 1927, vindo a falecer em 24 de setembro de 2009. Em 1944, foi convidado para incorporar o Exército, em Fortaleza. Seis anos depois foi para a Escola de Sargento das Armas, em Realengo (RJ). Ao concluir o curso, em 1951, foi classificado para a Unidade de Infantaria do Rio Grande do Sul. Foi transferido para o Batalhão de Salvador e, em 1952, para a Escola Preparatória de Fortaleza. Em 1953, o Tenente Coelho foi designado para o antigo Tiro de Guerra 210 de Juazeiro do Norte, onde permaneceu até 1966, quando foi promovido ao posto de Subtenente e, depois, a Tenente de Reserva.

A partir de então ingressou na iniciativa privada, tornando-se sócio e ao mesmo tempo diretor vice-presidente da Coesa, Coelho S/A, Indústria e Comércio de Algodão, sediada em sua terra natal. Paralelamente a esta atividade, passou a exercer também o cargo de diretor comercial da Emprec-Empresa de Engenharia Civil Ltda. Em agosto de 1986 fundou sua própria construtora a CRC - Construtora Raimundo Coelho, com sede em Juazeiro do Norte e filiais em Fortaleza, e escritórios de apoio nas cidades de João Pessoa-PB e São Paulo-SP.