Alunos do Ruy Barbosa levam ‘Doce e Poesia’ ao centro da cidade

Os alunos do ensino médio distribuíram poesia e chocolate

Já imaginou andar pelo centro de Iguatu e ser abordado com um poema? É essa a proposta do projeto 'Doce e Poesia' que envolve os discentes do ensino médio da Colégio Cenecista Ruy Barbosa. Dezenas de alunos percorreram as principais ruas da cidade nesta sexta-feira (01) distribuído gentilezas.

A concentração aconteceu na Praça Demóstenes de Carvalho (conhecida Praça da Caixa Econômica Federal), por volta das 8h. Idealizado pelo professor José Roberto Duarte, nem todas as poesias foram compostas por literatos, em prosa ou em verso, que se caracterizam pela linguagem sugestiva, conotativa, metafórica e criativa, o que afasta o interesse da grande parte da população. Os textos poéticos foram escolhidos pelos próprios alunos, conforme o docente. “Desde 2012 desenvolvemos o projeto com apoio da direção e coordenação. A escolha é do aluno. A nossa orientação é que a escolha do texto respeite a sensibilidade. E que os tenha tocado de alguma forma”, explicou.

 

No primeiro contato com as pessoas pelas ruas, o aluno pergunta se o transeunte tem interesse em ouvir a declamação de uma poesia. O estudante Josué Gomes do terceiro ano participa pela segunda vez do ‘Doce e Poesia’. “A receptividade dessa vez foi melhor. Tivemos a coincidência de entregar a poesia a pessoas que já foram abordadas em edições anteriores do projeto. Elas até afirmaram guardar até hoje a cópia da poesia”, disse.

Sem distinção de classe social, os estudantes recitaram os poemas aos abordados que ganhavam uma cópia do texto e um chocolate. O objetivo é levar alegria através da poesia, “adoçando” a alma com o poema e o corpo com chocolate. “O chocolate, os jovens esbanjando vitalidade e simpatia, despertam nas pessoas boas sensações. Sem contar que espirito fraterno de final de ano contribui ainda mais no sucesso do projeto”, ressaltou José Roberto.

Inusitado e surpreendente

O projeto cultural de divulgação de poesias chama além da atenção de alunos e os moradores de Iguatu, mais ainda de cidades vizinhas, a exemplo de Jean Freire do município de Tarrafas, ele prometeu tornar público o fato da qual definiu como inusitado em sua rede social. “Nunca passei por uma situação dessa. Quando chegar em casa vou postar no Facebook o texto, contado claro essa situação”, adiantou. 

Sem saber o que as pessoas estão passando e levar alegria sabendo que o poema pode ser uma ferramenta de alívio foi o que motivou a aluna Yara Nogueira do segundo ano do ensino médio. “Acredito que isso muda para o bem a rotina das pessoas. Muitos saem de casas estressadas sem saber como vão resolver os problemas do dia. Nossa colaboração ajuda a melhorar o ânimo dessas pessoas”, disse.    

A dona de casa Maria Leila, do Bairro Flores, ficou surpresa com a abordagem. “Jamais esperava uma situação dessas. Gostei demais! Fiquei emocionada”, resumiu.  

O gesto promete gerar uma corrente de gentileza como afirma Lindomar Pereira que dará o seu chocolate a sua companheira. O 'Doce e Poesia' partiu, segundo o professor, da necessidade de mudança nas técnicas convencionais de aprendizado e de sair dos muros da escola. “Não existe cópia. Existe boa vontade e isso que espero das outras instituições e colegas, que levem esse projeto do bem em prol de fazer o dia do próximo um pouco melhor”, finalizou o professor.

O Projeto Doce Poesia: palavras que despertam emoções finalizou a edição deste ano na Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana, com caixas vazias dos doces entregues e as lembranças dos versos decorados e ecoados diretamente do coração da cidade.

Por Thiedo Henrique