Rede Globo perde privilégio

A TV Globo abriu mão da preferência na contratação dos direitos de transmissão do Brasileirão, em busca da suspensão de processo que a acusava de monopólio

O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu ontem o processo administrativo que acusava a TV Globo e o Clube dos 13 por prática anticompetitiva na transmissão dos jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Isso porque a Globo concordou em abrir mão do direito de preferência de transmissão. O Clube dos 13, por sua vez, se comprometeu a fazer leilão entre as emissoras sem preferência de contrato.
Em 2008, a TV Record, principal concorrente da Globo atualmente, alegou que não conseguiu os direitos justamente por conta dessa cláusula de preferência.

Monopólio
Na visão do Cade, a conduta da emissora e dos times garantia uma espécie de poder econômico de monopólio. O caso se arrastava desde 1997. O Clube dos 13 abre leilão de três em três anos e o próximo deve ser realizado em 2011. Procurada, a Globo ainda não se pronunciou sobre o caso. (da Folhapress)