O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, foi exonerado nesta terça-feira do cargo, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União. A demissão ocorreu após o registro de diversos problemas no acesso ao site de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A gestão de Neto foi marcada ainda por falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que chegou a ser reaplicado para estudantes prejudicados.
Nesta segunda-feira, o portal do Ministério da Educação para as inscrições no Sisu apresentou, mais uma vez, problemas. O sistema permitiu acesso a dados pessoais de outros inscritos, incluindo notas, e até mudança de opções de universidades dos participantes.
Os candidatos concorrem a 83.125 vagas em instituições de Ensino Superior em todo o país.
Desde domingo, os candidatos enfrentam lentidão no sistema e dificuldade para acessar o site e escolher os cursos e universidades que aderiram ao processo seletivo. Para evitar novos congestionamentos, o MEC limitou em 20 minutos o tempo que cada estudante tem para fazer a inscrição online.