Pesquisa CNT/Sensus mostra crescimento nacional de Dilma

Candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff aumenta ainda mais a sua vantagem sobre José Serra (PSDB) no segundo turno para 15,2 pontos percentuais, segundo estudo do instituto Sensus, divulgado nesta quarta-feira. Na pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Dilma aparece com 51,9% das intenções de voto contra 36,7% de Serra. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Levantamento Sensus divulgado na semana passada mostrava Dilma com 46,8% das intenções de voto ante 41,8% de Serra, o que teria levado o comitê de campanha da aliança de direita que sustenta a candidatura tucana a imaginar a possibilidade de uma virada. O Sensus ouviu 2.000 pessoas entre sábado e segunda-feira.


Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma recebeu 50,4% dos votos e Serra, 35,7%. Os brancos, nulos e indecisos somam 13,5% nesta categoria. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi lembrado por 0,2% dos eleitores e 0,3% também mencionaram nomes de outros candidatos que não estão na disputa.
O estudo mostra, ainda, que a rejeição de Serra segue maior do que a da adversária petista: 43% disseram que não votariam em Serra de forma alguma, contra 32,5% em relação a Dilma. Na pesquisa anterior, a rejeição de Serra era de 39,8% e a de Dilma chegava a 35,3%. A pesquisa Sensus está registrada no TSE sob o número 37609/2010 e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 136 municípios entre 23 e 25 de outubro.