Otimismo

Brasileiro está ainda mais otimista em relação à crise econômica
Governo do presidente Lula é avaliado como ótimo ou bom por 68% da população
O brasileiro está ainda mais otimista em relação à crise econômica e seus efeitos no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira, 9 de junho.
Os resultados mostram que melhoraram as expectativas da população em relação ao cenário econômico atual e futuro, o que impacta na avaliação positiva do governo e do presidente.
De maneira geral, 77% consideram que 2009 tem sido um ano bom ou muito bom. A percepção de que a inflação e o desemprego deverão aumentar nos próximos seis meses diminui em relação ao verificado em março: de 62% para 51%, no caso da inflação, e de 68% para 53% em relação ao desemprego. Já a própria renda não deve mudar para 46%, mantendo o patamar verificado na pesquisa anterior (44%).
O governo do presidente Lula é avaliado como ótimo ou bom por 68% da população. A maneira como o presidente Lula administra o Brasil é aprovada por 80% e 76% confiam no presidente.
Crise
Para 78% dos entrevistados, a atual crise econômica é considerada grave ou muito grave, mas 53% acreditam que a economia brasileira será pouco prejudicada pela crise e é expressivo o crescimento do contingente que afirma que o Brasil está mais preparado para enfrentá-la: 48% contra 39% há três meses.
Nesta rodada ocorre ainda uma mudança em relação à projeção de consumo. Mais da metade da população (53%) afirma que não alterou nem pretende alterar seus hábitos de consumo. Há três meses, 45% pensavam dessa maneira.
Intenção de voto para presidente
Em um dos cenários estimulados pela pesquisa, José Serra tem 38% das intenções de voto contra 18% de Dilma, 12% de Ciro Gomes e 7% de Heloisa Helena. Já no cenário em que o nome do PSDB é Aécio Neves, Ciro Gomes obtém 22%, mesmo patamar da candidata petista que obtém 21%, o tucano fica com 12% e Heloisa Helena, com 11%.
Sobre a pesquisa
Período: A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1º de junho.
Amostra: Foram realizadas 2.002 entrevistas em 143 municípios brasileiros.
Margem de erro: É de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: IBOPE Inteligência