Obras de Wilson Lima Verde na Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos

FOTO: Fagner Leandro
FOTO: Fagner Leandro

As obras do escritor, historiador e jornalista iguatuense Wilson Lima Verde passarão a integrar o acervo da biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos.
O historiador recebeu uma correspondência em 29 de novembro assinada pela diretora da biblioteca do Congresso americano no Brasil, Pâmela Reguindin, em que solicita exemplar do livro “História dos 50 anos CDL Iguatu – 1965/2015” e outras obras editadas pelo historiador recentemente. “Prezado Sr. Wilson Holanda Lima Verde, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tem interesse em receber por doação 1 (um) exemplar da publicação: História dos 50 anos CDL Iguatu (1965-2015), e outras que porventura tenham sido editadas recentemente, a fim de encaminhá-las à sede da biblioteca em Washington D.C.”, diz o teor da correspondência enviada ao historiador.


A imprensa de Iguatu tomou conhecimento do fato através do filho do jornalista, o arquiteto Wilson Maia. O tema repercutiu imediatamente entre os lojistas. O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, disse que “é relevante para a entidade o livro dos 50 anos da entidade passar a compor o acervo da biblioteca nacional do congresso dos EUA, uma das maiores do mundo”. Ariosto Bezerra Vale, ex-presidente da CDL também comentou: “Excelente! Motivo de orgulho para todos nós, a história da CDL de Iguatu numa das maiores bibliotecas do mundo”.
Wilson Lima Verde confirmou o envio de exemplar de sua mais recente publicação, o livro do cinquentenário da CDL de Iguatu, bem como sua obra anterior ‘Iguatu, pelos caminhos da história’ e a segunda publicação do livro que está sendo editada.

Memória viva
Wilson Lima Verde, habilidoso escritor, fez carreira como funcionário público do Banco do Brasil, mas uma de suas grandes paixões sempre foi a literatura, principalmente o registro de fatos da história, não só de Iguatu, mas da região Centro-Sul e do Ceará. Aos 83 anos de idade, e com uma lucidez de dar inveja, é dono de um dos mais completos acervos históricos de Iguatu, seus personagens e fatos políticos, administrativos e socioeconômicos. Sabe com precisão de números, datas e nomes, os fatos mais relevantes da saga do município, seu desenvolvimento e crescimento, desde a época dos desbravadores coloniais até os tempos atuais. É o historiador mais lembrado pela imprensa, local, regional e estadual, instituições de educação e pesquisadores, quando o tema é a história da cidade. Nasceu com uma memória privilegiada, pois consegue narrar fatos da história com suas datas, locais e nomes dos personagens envolvidos, com uma perícia que impressiona. É comum ouvir sobre ele, que “Wilson Lima Verde é a memória viva da história de Iguatu”.

“Gostaria mais uma vez de agradecer ao nosso irmão, grande historiador, Wilson Lima Verde, por ter aceito o convite para escrever o livro contando sobre os 50 anos da CDL, e a satisfação maior agora em sabermos que nosso grande historiador Wilson Lima Verde recebeu um convite para doar um exemplar do livro contando a história dos 50 anos da CDL de Iguatu, para uma das maiores bibliotecas do mundo, a biblioteca do Congresso Nacional dos EUA. Para nós este fato é um grande orgulho, uma grande satisfação. Mais uma vez agradecer ao seu Wilson, que atendeu de imediato o nosso convite para escrever esse grande livro, que vai estar nos anais dessa grande biblioteca americana”
Francisco José Mota Luciano ‘ Dedé Duquesa’, Presidente CDL Iguatu

Por J. Guedes (Jornal A Praça)