Prezados professores, funcionários técnico-administrativo e estudantes da URCA em Iguatu
A Universidade Regional do Cariri – URCA atua há 25 anos na região do Cariri e Centro Sul, notabilizando-se pelo primado da prestação de serviço de qualidade dos docentes e servidores técnico-administrativos e pela efetividade social resultante de seus trabalhos de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
A expansão da URCA, com a criação das Unidades Descentralizadas em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, representa uma conquista que se consolida a partir da gratuidade dos cursos ofertados para alunos, que outrora pagavam para estudar. Queremos garantir que essa conquista da gratuidade está mantida. Não haverá retrocesso, a URCA não voltará a cobrar mensalidades ou taxas aos estudantes das unidades descentralizadas, que haverão de se fortalecer ainda mais, transformando-se em campi avançados.
Para que todos possam compreender o que ocorre lembramos: A conquista da gratuidade dos cursos teve seu financiamento através da adoção de um programa de bolsas universitárias concedidas aos estudantes. A execução financeira dos recursos destinados no orçamento da URCA e nos limites financeiros disponibilizados pelo Governo do Estado do Ceará para as Unidades Descentralizadas teve a interveniência financeira da FUNDETEC, na condição de fundação de apoio da URCA, até o final do semestre letivo 2011.1 (agosto)
Não obstante o fiel cumprimento pela FUNDETEC do objeto a que a URCA destinava os recursos, entendeu o Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE – que a URCA deverá, a partir do semestre letivo 2011.2, executar diretamente os recursos de pessoal e de manutenção das referidas unidades.
A FUNDETEC continuará sua função, cumprindo as atividades que a legislação lhe faculta. Estamos trabalhando conjuntamente, os gestores da URCA e da FUNDETEC, para sanar todos os problemas decorrentes da implementação da determinação do Tribunal de Contas, transferindo todas as despesas com as unidades descentralizadas para a execução direta da URCA, inclusive a contratação dos funcionários técnico-administrativos. Estamos ultimando as adequações necessárias à seleção e contratação dos docentes.
Um conjunto de medidas administrativas está sendo empreendido para o ajuste dos processos burocráticos, de modo a causar o menor impacto possível às atividades desenvolvidas nessas Unidades.
Todavia, não será possível iniciar o semestre letivo 2011.2 na data anteriormente prevista no calendário acadêmico da URCA, que sofrerá modificação. Em breve deveremos comunicar a data para início do semestre, adiado até que os professores estejam contratados nessa nova dinâmica administrativa. Asseguramos que o semestre será ofertado e que os recursos necessários às atividades das Unidades Descentralizadas estão assegurados no custeio da URCA.
A comunidade acadêmica da URCA, as lideranças políticas de Iguatu, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a Procuradoria Geral do Estado estão associados à Administração Superior da URCA para a resolução das questões. Com a confiança de sempre, pedimos a compreensão de todos para esse momento, que também é de fortalecimento e consolidação da Unidade Descentralizada de Iguatu.
Para esclarecer quaisquer dúvidas podem nos contactar. Em Iguatu dirijam-se a sede da Unidade, onde poderão falar com o Diretor Geral, Prof. José Ivo Ferreira ou com o Diretor Administrativo, Prof. Ramon Gabriel.
Reitoria da URCA em Crato, aos 30 de Agosto de 2011
Antonia Otonite de Oliveira Cortez – Reitora
José Patrício Pereira Melo - Vice-Reitor