MEC admite erro em impressão do gabarito do Enem

Na prova distribuída no câmpus número 3, da Unisa, em Santo Amaro, uma aluna relata um problema grave. Nas provas rosa e azul, de 90 questões, da 1 a 45 os alunos tinham que resolver ciências humanas e, da 46 até a 90, os alunos tinham que responder a prova de ciências da natureza. Até aí, tudo bem. O problema é que alguns alunos detectaram que o gabarito vinha na ordem invertida. Da 1 a 45, estava o gabarito de ciências da natureza e da 46 a 90, a prova de ciências humanas.  O Inep informou que o problema, de impressão gráfica, aconteceu em todo o País e que os fiscais de prova foram orientados a passar a informação para os estudantes ignorarem o que estava escrito no gabarito. Estudantes de pelo menos três capitais relatam que os títulos das áreas de conhecimento estavam trocados na folha de respostas do exame

MEC confirma que os cabeçalhos dos gabaritos não coincidiam com os cabeçalhos dos cadernos de provas - na folha de respostas as questões de 1 a 45 eram de ciências humanas e suas tecnologias e no caderno de provas essas perguntas correspondiam à área de ciências das natureza e suas tecnologias.
Segundo o ministério, os alunos foram orientados a respeitarem a ordem das questões. Ainda segundo a assessoria de imprensa da pasta, "não houve prejuízo aos candidatos". Questionado se haveria algum tipo de acréscimo de tempo no exame por causa dessa ocorrência, o ministério afirmou que "não se considera" essa alternativa uma vez que "a prova não parou".
Foi anunciado pela pasta que será criado um "ambiente virtual" para os candidatos que tiverem sido prejudicados pela falha. Os detalhes desse ambiente devem ser divulgados hoje, em coletiva de imprensa.