Por J. Guedes
Na noite da quarta, 18, aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL de Iguatu, a solenidade de entrega de certificados aos concludentes do curso de Telemarketing, realizado através de convênio entre a CDL, a Associação dos Cegos do Centro-Sul-ACERCS, Associação dos Cegos do Ceará e a STDS-Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado.
A CDL de Iguatu foi a primeira entidade no Estado do Ceará, a possibilitar a realização de curso profissionalizante, para pessoas portadoras de necessidades especiais. A afirmação foi feita pelo deficiente visual Josué Felício, que participou do evento representando o programa 'Garantindo a Acessibilidade' da SDTS, do Governo do Estado.
O curso, com a duração de 250/horas/aula, foi dividido em dois módulos. O objetivo foi qualificar os portadores de deficiência visual para inclusão no mercado de trabalho. Além das aulas teóricas os deficientes visuais também participaram de estágios nas empresas e no CVT-Centro Vocacional Tecnológico. Os estágios no CVT aconteceram no 2º módulo do curso, quando os cursando conheceram a teoria em Informática, no módulo de ‘Operador de Telemarketing’.
A solenidade foi marcada por muitas emoções e homenagens. Aurineide Cabral, coordenadorado curso pela CDL, o presidente da entidade, Dr. Ariosto Bezerra Vale, Giulianne Trevia e José Felício foram homenageados. As homenagens foram feitas por Ricardo José, Adriana Albuquerque, presidente da Associação dos Cegos do Centro Sul-ACERCS, Edilândia e Aparecida Amorim.
Também participaram da solenidade, Josué Felício Oliveira, representando a STDS, Giulianne Trevia Pessoa, da Associação dos Cegos do Ceará, Carlos Tadeu, vice-presidente da CDL, o diretor de Comunicação Marketing e Treinamento, Norberdson Fernandes, João Taveira Lima, Ana Neudsa Moreno, ex-coordenadora de Educação Especial de Iguatu, e outros convidados.
Josué Felício, que é deficiente visual, afirmou que a CDL de Iguatu está fazendo história sendo pioneira no Ceará em viabilizar a realização de curso profissionalizante para atender portadores de deficiência visual. “A CDL marca um tempo muito importante; esta ação deve entrar para a história desta entidade, por este momento tão significativo; vocês estão dando oportunidade, para que essas pessoas saiam do comodismo, saiam da dependência da família e tornem-se dependentes de si mesmos”.
Ele agradeceu o apoio da classe empresarial e lojista de Iguatu, para a realização do curso e dos estágios e provocou a CDL em realizar o 1º Seminário de Acessibilidade do interior do Estado.
A presidenta da ACERCS, Adriana Albuquerque, disse que a entrega dos certificados para os deficientes visuais foi um momento muito feliz e muito aguardado por todos. Ela afirmou que o próximo passo será a luta pela inclusão dos formandos no mercado. A presidenta agradeceu à CDL pela parceria e o apoio dos diretores lojistas em todas as ações do treinamento, como também a Associação dos Cegos do Estado, a STDS e as empresas que ofereceram os estados. Segundo Adriana, além da oportunidade da qualificação profissional o curso também foi importante para elevar a autoestima dos deficientes visuais. "Estamos satisfeitos e felizes por sabermos que existem pessoas grandiosas como essas que estão contribuindo para a inclusão, e agora nós queremos mostrar que as pessoas podem acreditar na gente, porque esse curso também foi importante para melhorar a auto-estima de todos nós, fazer a gente acreditar mais em nós mesmos”.
O médico oftalmologista Ariosto Bezerra Vale, presidente da CDL, disse que na sociedade atual 'inclusão' é uma palavra que não pode faltar no vocabulário das lideranças. Ele disse que a iniciativa da CDL em oportunizar qualificação para as pessoas portadoras de necessidades especiais foi pioneira no Estado e ressaltou que a entidade vai continuar mobilizando as classes, empresas e lideranças, no sentido de ampliar as ações que atendam a classe de deficientes, principalmente com a oferta de cursos. “Nosso desejo é que essas pessoas se qualifiquem e entrem para o mercado de trabalho com as mesmas chances que as pessoas videntes têm, isto só depende da maneira como as entidades, os empresários vão se mobilizar, dar as mãos, fazer parcerias para que essas oportunidades aconteçam”, disse o presidente.
No final da solenidade todos os deficientes visuais que participaram do curso de Telemarketing receberam como brinde bengalas novas doadas pela Associação dos Cegos do Ceará. Os instrumentos indispensáveis para o deslocamento dos deficientes foram entregues pela representante da associação, Giulianne Trevia Pessoa.
Concludentes: Adriana Albuquerque; Ananda Gomes Lopes; Edna Ricardo Menezes; Elizon Vieira de Oliveira; Gregório Tavares da Silva; Ivonete de Almeida Pereira; José Ricardo Mota; Leidiana Alves da Silva; Maria Aparecida Amorim; Maria Edilânia Lavor Alves; Ricardo José da Silva; Rita de Cassia de Lavor.