Por Jô Nogueira
Estimular a competitividade da indústria cearense de maneira inovadora e sustentável. Esse foi um dos objetivos dos profissionais especialistas do Projeto Setores Portadores do Futuro ao inserir esta cidade na rota de uma série de painéis para discutir o assunto. O encontro que reuniu autoridades políticas, técnicos, acadêmicos, e empresários da Região Centro Sul foi realizado em um dos auditórios do Diocesano Hotel, na tarde da sexta-feira, 21.
A promoção do evento foi de iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com o intuito de apresentar o projeto que traz em sua essência a análise da Indústria Cearense para os próximos 10 anos, buscando identificar as atividades econômicas de maior tendência do momento e fortalecer o mercado com inovação e tecnologia.
O presidente da Fiec, Roberto Macedo, elogiou a gestão pública realizada em Iguatu nos últimos 10 anos. Destacou a importância do Polo Industrial dessa cidade e ressaltou a necessidade de uma Unidade Operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para da Região Centro-Sul. Perguntado sobre a possibilidade da vinda de uma unidade para a Região, ele responde: “Não tenha dúvida nenhuma. Para o momento em que a Região vive, é obrigatória a instalação de uma unidade aqui para poder ajudar nesse desenvolvimento”, disse.
Para o prefeito Aderilo Alcântara, o investimento injetado em Iguatu nos últimos 10 anos de Administração Pública tem incentivado o setor industrial, fortalecendo o mercado já existente e atraindo novos investidores. Em uma avaliação rápida sobre o seu governo acerca desse tipo de incentivo, ele diz que é um privilégio poder suceder o então prefeito Agenor Neto, no sentido de dar continuidade ao maior projeto implantado no município, o Cidade do Futuro, que insere Iguatu dentro de um planejamento administrativo para 25 anos.