Iguatu Conectado: Praças com sinal de Wi Fi livre

 

 

Por Wandenberg Belém

Quem visitar as praças da Matriz e o Parque Temático das Crianças, no centro de Iguatu, pode acessar gratuitamente a Internet através de aparelhos eletrônicos com acesso Wi Fi. Desde sexta-feira, 21 de agosto, começou a funcionar o projeto Praça Conectada. Implantado pela prefeitura do município, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia em parceria com uma empresa privada de internet. A intenção é proporcionar aos moradores e visitantes o acesso ao mundo virtual gratuitamente e com qualidade.

 

Os equipamentos começaram a funcionar desde quinta-feira, 20, na Praça da Matriz, quando técnicos da empresa montaram duas estações de Wi Fi, com liberação de 10 megabytes de sinal, alcançando uma área de cerca de 500 metros. De acordo com Carlos Nogueira, gerente do polo da empresa em Iguatu, a conexão irá funcionar 24 horas e a velocidade oferecida é suficiente para a navegação eficiente pela Internet, inclusive para assistir a vídeos, baixar e enviar arquivos. Ainda de acordo Nogueira, a empresa de comunicação que fornece o sinal terá toda responsabilidade sobre os equipamentos e serviços prestados aos usuários, desde qualidade, e a garantia da conexão. A expectativa é de que a rede atenda milhares de usuários por mês.

 

Em tempo real

Desde que foram instaladas as antenas não é difícil de encontrar pessoas conectadas à Internet através do sinal gratuito. Para o promoter Leandro Filho, é um motivo a mais para as pessoas irem à praça. “Aqui já reúne bastante gente. E agora com Internet assim de graça, vai lotar ainda mais”, destacou.

“Que legal! Eu não sabia. Isso é muito bom! Poder acessar a Internet aqui, porque antes tinha que chegar em casa para postar as fotos e vídeos que fazíamos com as amigas aqui na praça. Agora podemos fazer isso daqui mesmo. Isso é muito bom!”, disse a estudante Beatriz Alves, surpresa ao saber do acesso gratuito à Internet.

“Vale ressaltar que as praças públicas foram as primeiras redes sociais inventadas. Aqui as pessoas vinham com as famílias, conversavam, tomavam um sorvete, e agora com esse acesso à Internet, vai aliar o útil ao agradável para a juventude, principalmente, que vai ter acesso às redes sociais e poder compartilhar com todo mundo o que estão fazendo em tempo real nas praças”, ressaltou o radialista e blogueiro Alex Santana.

 

Plano de governo

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, professor José Roberto Duarte, o programa deve modificar a relação dos moradores com os espaços públicos da cidade. “Isso deve alterar um pouco a maneira como os iguatuenses usam as praças. O programa tem o objetivo de democratizar o acesso à Internet, de forma gratuita, para moradores e visitantes”.

Segundo o prefeito Aderilo Alcântara, que esteve na manhã de ontem acompanhando a instalação dos equipamentos, o projeto de democratizar o acesso à Internet nas praças faz parte das ações do seu plano de governo. Ele antecipou que além das praças, a intenção também é levar pontos de acesso à Internet gratuitamente para zona rural do município. “Isso é bom porque aquela pessoa que está na sua localidade, vai poder ter acesso à Internet, se comunicar com seus parentes que moram fora, matar a saudade e também ficar por dentro do que acontece hoje no mundo. E para os estudantes que não têm acesso à Internet em casa, podem vir para praça, estudar, fazer uma pesquisa, além de compartilhar suas alegrias com seus amigos”, ressaltou.  

COM FOTOS: FÁBIO ALVES