Idosos estão mais conectados e preocupados em manter-se ativos, revela pesquisa da Telehelp

Enquanto 66% daqueles acima de 60 anos utilizam regularmente a internet, 40% dos nonagenários ainda têm interesse em trabalhar

Pesquisa realizada em 37 cidades do País pela Telehelp, empresa de teleassistência remota pioneira no Brasil, mostrou que entre os novos hábitos da terceira idade, está o uso regular da internet: 66% daqueles com 60 anos ou mais a utilizam com frequência, sendo 45% para fazer compras online. Entre as redes sociais mais acessadas por eles estão o Facebook, com 95% de usuários, o Linkedin, com 23%, e o Instagram, com 19%. Entre os usuários com mais de 90 anos, 85% disseram não saber usar a internet, número que cai para 59% na faixa dos 80 e 19% na faixa dos 70 anos. Apenas 2% das pessoas com 60 anos não sabem usar a internet.

 

O uso do telefone celular já não é novidade para esse público. Das pessoas acima de 60 anos, 97% possuem e utilizam. O número que cai para 87% na faixa dos 70 anos, 70% na de 80 anos e 25% na faixa de 90 anos. Não saber usar o celular é o principal motivo para não tê-lo, disseram 39% dos entrevistados.

Em relação às atividades feitas no dia a dia dos idosos, cerca de 40% dos entrevistados disseram ainda trabalhar ou, pelo menos, manifestaram interesse em permanecer ativos caso houvesse oportunidades.  Assistir TV (78%), ler livros e jornais (60%) e acessar a internet (59%) são as atividades mais frequentes em suas rotinas. Os familiares são aqueles com maior presença no dia a dia do idoso, revelam 74% dos entrevistados. Os amigos aparecem em segundo lugar, com 47% das respostas, e as pessoas da mesma idade e colegas de trabalho seguem com 17% e 9%, respectivamente. 

Por fim, a pesquisa revela que apenas a partir dos 80 anos o público entrevistado se autointitula da terceira idade. 82% das pessoas com 60 anos ou mais não se consideram idosas. Esse índice cai para 46% para os que têm acima de 70 anos. Para eles, a independência (22,9%), o estado de espírito (13%) e o estado de saúde (5,2%) são os principais motivos que os levam a esta percepção. 65% das pessoas da terceira idade acreditam que sua imagem é positiva perante a sociedade. 17% deles, no entanto, dizem já terem sido discriminados por conta de sua faixa-etária.

Esta pesquisa foi realizada pela Telehelp em setembro de 2014 e contou com a participação de 568 pessoas, com 60 anos ou mais, de 37 cidades brasileiras. 

Sobre a Telehelp

Pioneira no setor de teleassistência no Brasil, a companhia oferece o mais moderno sistema do mundo, que permite que o cliente solicite ajuda em casos de quedas ou emergências ao simples toque de um botão. Já utilizado por milhares de pessoas em mais de 19 países, a Telehelp atende 6 mil clientes em 230 cidades e em 20 estados do território nacional. Mais informações visite o site: www.telehelp.com.br 

Informações à imprensa:

In Press Porter Novelli (Assessoria de Comunicação da Telehelp)

Erika Rosental

(11) 3330-3805

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Arlete de Oliveira

(11) 3323-1562

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.