Federais do Ceará oferecem mais de 7 mil vagas no Sisu

Duas universidades federais do Ceará oferecem juntas mais de 7 mil vagas na primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As inscrições para o processo seletivo começam na segunda-feira (11) e qualquer pessoa que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 pode participar, desde que não tenha tirado zero na redação. A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza mais de 6 mil vagas, distribuídas em 107 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Dessas vagas, 50 são para o curso de Engenharia de Minas, que estreia neste primeiro semestre no campus de Crateús, município a 350 quilômetros da capital.

Já a Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta 790 vagas em 13 cursos. Nesta edição do Sisu, a instituição vai utilizar um sistema de pesos para as notas das provas do Enem de acordo com a área da graduação. Por exemplo, as notas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias terão peso dois na seleção para o curso de Agronomia. O objetivo é priorizar candidatos que tiveram boas notas nas disciplinas relacionadas com o campo de atuação dos cursos.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vai ofertar vagas no Sisu somente na segunda edição da seleção, no segundo semestre deste ano.

Edwirges Nogueira