Farra das passagens: 5 servidores cearenses estão na lista de envolvidos

Entre os parlamentares cearenses, somente o deputado Aníbal Gomes não demitiu os seus funcionários envolvidos
Os nomes dos servidores envolvidos no esquema de máfia de passagens aéreas da Câmara de Deputados foram divulgados na tarde desta terça-feira, 5, pelo site Congresso em Foco. No sexto andar do Anexo IV da Câmara, funcionava uma espécie de escritório do negócio de venda de crédito de passagens. Da lista de 45 servidores, cinco prestavam serviços a parlamentares do Ceará.
Os nomes envolvidos são de Ana Pérsia Alux Bessa Andrade e José Carlos Vasconcelos, funcionários do gabinete do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE); Fabiana Furtado Leite, ex-servidora do deputado Eugênio Rabelo (PP-CE); Frankeline Dionísio de Oliveira, antiga servidora do gabinete do deputado José Airton Cirilo (PT-CE) e Roberto Santos Mendes, desligado do cargo de secretário parlamentar do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE).
A chefe de gabinete de Aníbal Gomes, Ana Pérsia Alux Bessa, repassou 11 trechos de viagens para o irmão e dono da agência Infinite Tour, Márcio Luiz Alux de Pompeu Bessa, segundo declaração dele. O servidor José Carlos Vasconcelos também responde a processo pelos mesmos motivos mencionados a Ana Pérsia. Márcio Alux Bessa diz que os 11 trechos foram devolvidos ao gabinete e que ele e a irmã Ana Pérsia nunca tiveram “qualquer vantagem pessoal ou financeira” com a operação.
Segundo o site Congresso em Foco, Fabiana Furtado Leite, Frankeline Dionísio e Roberto Mendes foram procurados várias vezes entre os meses de agosto e dezembro de 2009, dentro e fora das dependências da Câmara e não foram localizados.
A Comissão de Sindicância da Câmara recomendou a abertura de processo administrativo-disciplinar para esses servidores. Entre os parlamentares cearenses, somente o deputado Aníbal Gomes não demitiu os seus funcionários envolvidos. A maioria dos congressistas demitiu os subordinados temendo “contaminação” com a farra das passagens.