Em pauta

Por que será?
Por que será que os presidenciáveis gostam tanto do Ceara. É normal a agenda constante destes ao nosso estado um após o outro. Só lembrando: Lula esteve recente e encheu a bola dos seus pretensos preferidos. Marina Silva depois que filiou-se ao PV tem realizado visita, José Serra tem agenda para outubro, sem falar que Ciro Gomes se faz presente por ser Deputado Federal. Apesar de não ter o caráter  nada oficial, a visita serve para dirimir dúvidas e apresentar pauta de quem assume a condição de presidenciável.

Renúncia

Em carta aberta, dirigida aos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude, o presidente Marcos Alves apresentou sua renúncia ao cargo. Alega motivos pessoais, falta de apoio a criação de Fundo Municipal, melhor aproximação com a Secretaria da Juventude. Lamentou ainda que não tem uma sede e falta estrutura para desenvolver projetos para a juventude. Desejou boa sorte aos que ficam.

Por que parou?
O Programa de Alfabetização, uma das principais propostas do governo Lula, está estagnada. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo no país permaneceu praticamente inalterada em 2008 em relação ao ano anterior. Segundo os dados, havia cerca de 14,2 milhões de analfabetos com mais de 15 anos de idade no Brasil em 2008, quando a taxa foi estimada em 10%. Em 2007, a taxa foi de 10,1%.

Novidade
O Ministério Público do Estado do Ceará e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acertaram um termo de ajustamento de conduta, por meio do qual as agências bancárias assegurarão plenas condições de acessibilidade e de atendimento prioritário às pessoas com diferentes tipos de deficiência - física, visual, auditiva e mental. Esse ajustamento será válido em todo o Estado do Ceará. Sugestão: durante a greve, os bancários poderiam incluir na pauta de reivindicações esta medida social.

Poucos sabem

Por fazer comentários contra o deputado Zé Ilo e prefeito Agenor, no programa “Mais Debates” na rádio Mais FM, o radialista Silvani Soares está sendo denunciado por calúnia, injúria e difamação. O ato citado ocorreu no dia 6 de dezembro de 2008, após o apresentador fazer comentário sobre a matéria publicada no  Jornal DN em 05. dez 2008 sob o título: “Agenor Neto e Zé Ilo são absolvidos dos crimes de corrupção”, e  reproduzido no site da emissora. O apresentador diz que está tranquilo e já contratou advogado para a defesa. A audiência acontecerá dia 28 de outubro.