Mulheres têm menos de 1/3 das candidaturas
Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, as mulheres são menos de um terço dos candidatos nas eleições de outubro. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado feminino chega a 74,5 milhões (52,1%) contra 68,2 milhões de homens (47,8%) – 115 mil eleitores não declararam o sexo. Do total de candidatos, 18 mil são homens (69%), contra 8,1 mil mulheres (31%).
Mesmo tendo duas representantes entre os candidatos mais competitivos para presidente da República, as mulheres, numericamente, estão em minoria entre os postulantes, perdendo por 9 a 3. O número total de candidatos a todos os cargos em disputa nestas eleições – 26,1 mil – chega a mais de um quarto da população de uma cidade média brasileira (100 mil habitantes). No Brasil, mulher pode votar e ser votada desde 1932.
Cor da pele
Os negros estão numericamente pouco representados entre os candidatos à presidência da República – apenas uma candidata, Marina Silva, informou ser da cor “preta”, conforme dados do TSE. Os outros 11 declararam-se brancos.