Por J. Guedes
O diretor de Comunicação, Marketing e Treinamento, da CDL de Iguatu, Norberdson Fernandes, participou no último dia 08/06, em Fortaleza, de reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cel. Francisco Bezerra. Também participaram do encontro representantes de outras 23 CDL’s, o presidente da FCDL/CE, Honório Pinheiro, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Werislaki Matias, o superintendente de Polícia Civil no Estado, Luiz Carlos Dantas, e outras lideranças.
Norberdson participou da reunião representando o presidente da CDL de Iguatu, Dr. Ariosto Bezerra Vale. A reunião foi provocada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, FCDL/CE, através do presidente Honório Pinheiro, para discutir com o secretário problemas relacionados com a Segurança Pública nos municípios, principalmente com o comprometimento na infraestrutura física das delegacias, carência de pessoal, especialmente escrivães e delegados, falta de equipamentos e principalmente viaturas.
Antes da reunião, as três principais entidades do comércio de Iguatu, CDL, ACIAGI- Associação Comercial Industrial e Agrícola e o SINDILOJAS haviam encaminhado ofício ao presidente Honório Pinheiro solicitando o empenho da FCDL/CE nos pleitos defendidos por Iguatu, na aquisição de viaturas para a Delegacia e melhorias na infraestrutura do prédio para otimizar o atendimento à população. O mesmo ofício encaminhado ao presidente da FCDL/CE foi enviado também ao secretário de Segurança, Cel. Bezerra, e ao prefeito de Iguatu, Agenor Neto.
O presidente da CDL, Ariosto Bezerra Vale explicou que a ideia de encaminhar correspondências a todos os órgãos e autoridades constituídas foi com o intuito de mobilizar todos os segmentos de governo, no sentido de também sensibilizar as autoridades para o agravamento da segurança pública no município. Na opinião do presidente, a primeira resposta da ação iniciada pela CDL e as demais entidades foi positiva culminando com a reunião em Fortaleza.
Recentemente o presidente da CDL recebeu em reunião na sede da entidade, o delegado Agenor Freias de Queiroz, que apelou para a sociedade civil organizada solicitando ajuda financeira para consertar a única viatura da Delegacia, uma caminhonete F-250 estava na oficina e o conserto custava em torno de R$ 3.600,00. De acordo com o presidente, o dinheiro para o conserto da viatura foi doado pela CDL, alguns empresários de Iguatu e pela própria empresa que fez o serviço, a Jodiesel.
Esses fatos foram relatados pelo diretor da CDL, Norberdson Fernandes, na reunião com o secretário de Segurança Pública. Norberdson disse que Iguatu foi a única cidade do interior representada na reunião a conseguir uma resposta concreta sobre ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado na área da segurança pública.
Segundo ele, a iniciativa de mobilizar o governo foi válida, uma vez que o secretário já anunciou na reunião que já existe uma viatura, Hilux comprada para a Delegacia Regional de Polícia Civil. Ele acrescentou que o veículo será entregue em breve para ser utilizado nas operações policiais. De acordo com Norberdson Fernandes, o secretário de Segurança Pública, Cel. Bezerra informou que está aguardando o manifesto por parte do prefeito de Iguatu, Agenor Neto, no ato de doação de um terreno, para a construção de uma nova delegacia. Norberdson informou que o secretário declarou que assim que isto ocorrer, o Governo do Estado ira implementar o projeto da construção de novo prédio, dentro de todos os padrões modernos que atendem os novos conceitos em delegacias no Estado.