Deputados e vereadores terão, amanhã (dia 21/3), seminário “Infância e Adolescência no Parlamento”

Fortaleza é uma das oito capitais contempladas por projeto desenvolvido pelo Inesc (por Valdélio Muniz)

Vereadores de todos os municípios do Estado, deputados estaduais e deputados federais da bancada cearense trocarão, amanhã, (segunda-feira) dia 21/3, suas respectivas casas legislativas pelo auditório do Banco do Nordeste (Av. Paranjana, 1700 – Passaré), em Fortaleza. Eles participarão, das 9 às 17 horas, do seminário Infância e Adolescência no Parlamento, promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O evento integra uma série de seminários realizada em oito capitais, além de Brasília.

Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, a iniciativa, no Ceará, tem a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Feeti) e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios (APDMCE), entre outros órgãos e entidades que atuam na promoção, defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente.

Os interessados em participar do seminário deverão se inscrever gratuitamente até quinta-feira, dia 17, através do e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou do telefone (0xx85) 3462.3400. O Inesc desenvolve o projeto “Criança e adolescente: prioridade no parlamento”, que consiste no acompanhamento dos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado a respeito de crianças e adolescentes. “O objetivo do seminário é mobilizar parlamentares para a defesa dos direitos da criança e do adolescente, incentivando a criação de frentes sobre o tema no âmbito dos legislativos”, diz o procurador.

Durante o evento, além da apresentação do projeto “Criança e adolescente: prioridade no parlamento”, será lançada revista elaborada por adolescentes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Também será debatida a metodologia do Orçamento da Criança e do Adolescente. No âmbito nacional, o trabalho do Inesc tem a parceria do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Frente Parlamentar da Defesa dos Direitos da Criança do Congresso Nacional.