Deputado petista, José Nobre Guimarães conseguiu extensão da UFC para o Iguatu e região Centro-Sul
Por Karlos Rikáryo (www.rikaryo.com.br)
O vice-líder do governo Dilma na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), garantiu, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, para o próximo ano, a expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para região da Centro-Sul cearense. A emenda, uma luta antiga da sociedade civil do território, é uma das cinco emendas parlamentares que recebeu parecer favorável do relator da LDO 2013, o deputado Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), e teve aprovação na íntegra. A instalação de um campus avançado da UFC na região Centro-Sul é uma reivindicação antiga da sociedade organizada de Iguatu. Em 2006, após debates, manifestações de rua e seminários, a população mobilizou-se e obteve um abaixo-assinado que foi entregue a Lula durante a sua campanha de reeleição, tendo o ex-presidente demonstrado sensibilidade à causa popular.
“A formalização da demanda de Iguatu foi uma das primeiras iniciativas do meu mandato, tanto pela aprovação de emenda ao PPA 2008-2011 quanto à da LDO de 2009”, justifica o parlamentar que ocupa a coordenação da bancada nordestina. Como o prazo de tramitação das duas propostas se encontra vencido, o parlamentar, que agora ocupa a vice-liderança do governo Dilma na Câmara, reencaminhou o pedido para que seja incluído na Lei Orçamentária de 2013 (LOA 2013).
Segundo ele, a iniciativa integra o Plano de Interiorização das Universidades Federais, política adotada pela presidente Dilma Rousseff, e que teve início com o padrinho político dela, o ex-presidente Lula. Além disso, a atuação federal pode colaborar na redução das desigualdades regionais, o que incluiria a redução da pobreza extrema, com a criação de novas oportunidades, “premissa esta que foi introduzida na primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento”, esclarece José Guimarães.
Entenda a notícia
Atualmente, a experiência de interiorização das universidades já contempla as regiões Norte e do Cariri. A principal mudança é que os estudantes não precisam mais se deslocar até a capital cearense para estudar numa Instituição de Ensino Superior pública.
Da mesma maneira, a instalação de um campus avançado da UFC em Iguatu beneficiará diretamente a população jovem de 14 municípios cearenses e poderá colocar o Estado do Ceará em pé de igualdade a Pernambuco e Bahia, onde a descentralização das universidades públicas já é uma realidade.