Serra e Ciro caem, e Dilma sobe, segundo Vox Populi
Sondagem feita pelo instituto Vox Populi, divulgada ontem no Jornal da Band, mostra que Dilma consegue se aproximar mais de Serra quando Ciro está na disputa
Pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial divulgada ontem no Jornal da Band mostra uma tendência de queda de José Serra (PSDB) e de Ciro Gomes (PSB), em relação à pesquisa anterior, ao mesmo tempo em que a ministra Dilma Rousseff (PT) cresce.
A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 17 deste mês, mostra que, no cenário com Ciro, contudo, a diferença entre Dilma e Serra é menor do que sem ele.
Segundo o levantamento, com Ciro no embate, Serra aparece com 34% (há um mês, ele tinha 39%), Dilma sobe para 27% (em dezembro ela aparecia com 18%), Ciro cai para 11% (tinha 17%) e Marina Silva (PV) aparece com 6% (tinha 8%).
Já no cenário sem Ciro, Serra fica com 38% (tinha 46%), Dilma vai para 29% (tinha 21%) e Marina fica com 8% (tinha 11%).
A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas em todas as regiões do Brasil e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Não foram divulgados os percentuais de indecisos, brancos e nulos pela contratante do levantamento, a TV Bandeirantes.
Ao interpretar a pesquisa, o jornalista Fernando Rodrigues considera que a leitrua dos dados derruba por terra a preocupação do Palácio do Planalto, que insiste em tirar Ciro da disputa por acreditar que ele tira votos de Dilma.
Isso porque, na comparação entre as duas pesquisas, com Ciro, Dilma sobe nove pontos percentuais, enquanto sem ele ela sobe oito - o que indica que o pré-candidato do PSB não tira votos dela. Já Serra perde pontos nos dois cenários, mantendo-se, contudo, numa situação um pouco mais confortável quando Ciro não aparece na disputa. Nesse caso, ele fica nove pontos percentuais à frente de Dilma, enquanto no cenário em que Ciro aparece, ele fica com sete pontos à frente da petista.