Existe um assunto que está ficando cada vez mais comum em discussões relacionadas a educação, a Gamificação. O conceito de juntar educação e jogos foi proposto a alguns anos e a ideia é tentar trazer o engajamento e dedicação que as crianças tem com jogos e usar estes elementos na educação. Uma forma de fazer isso é tentar criar jogos que podem ensinar enquanto divertem. Para este propósito existe um site muito legal chamado Escola Games.
O que é o Escola Games? O Escola Games é um site completamente gratuito e que conta com vários jogos educativos para crianças a partir dos 5 anos de idade. Todos os jogos são desenvolvidos com o acompanhamento de profissionais da área da pedagogia para garantir que o jogo cumpra o seu objetivo de ensinar enquanto diverte. Atualmente o jogo já conta com 80 jogos com temas relacionados à língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, ao inglês e ao meio ambiente. Também existem alguns jogos ligados a cultura brasileira e seus costumes. O Escola Games está constantemente tentando melhorar a sua biblioteca de jogos com uma equipe que trabalha para trazer atualizações mensais a plataforma. Alguns jogos estão disponíveis para Android e iOS, sendo uma excelente opção para que crianças desenvolvam as suas habilidades de concentração e solução de problemas. A plataforma é mais do que uma simples coleção de jogos online. Cada um é feito para conseguir alcançar um resultado positivo nas crianças que acessam um site.
O que é a Gamificação e porque ela funciona escola-game? A Gamificação (ou como é referida algumas vezes, Gamification) é o processo de tentar adotar mecânicas de jogos em tarefas do dia a dia. Ela pode ser usada para muito mais do que a educação, sendo uma estratégia matadora para aumentar a produtividade em empresas, principalmente startups.
A Gamificação, como é o caso do Escola Game, é uma das grandes apostas do novo século. A ideia surgiu a partir de estudos que mostram como jogadores se sentem mais engajados em suas partidas e com a sensação de objetivo alcançado melhora a concentração e a determinação.
De forma bem básica a ideia é tentar engajar as pessoas envolvidas (ou no caso do Game Escola, os alunos) a atingir um objetivo específico. Quando o assunto é educação, o potencial da gamificação é quase infinito. Através de jogos e de atividades interativas é possível despertar o interesse dos alunos, além de melhorar a participação, desenvolver a criatividade e a autonomia.
Outra importante lição que é ensinada através dos games é a habilidade de pensar para resolver problemas em tempo real. Os jogos são excelentes para desenvolver esta capacidade em crianças e até mesmo adultos. Utilizar a gamificação em sala de aula não é tão difícil, já que existem muitos jogos já prontos para este propósito. Existem outras possibilidades de jogos que podem auxiliar na educação de crianças. Um exemplo disso é o Minecraft, um dos jogos mais populares do mundo. Existe uma versão educacional dele, o MinecraftEDU, que já foi utilizado em centenas de escolas em mais de 40 países.
O uso de jogos já prontos não é a única maneira de trazer a gamificação para a sala de aula. Outra maneira que pode ser explorada pelos educadores é tentar trazer os conceitos dos jogos para as aulas, mas não os jogos em si. O principal foco da gamificação é criar dinâmicas que incentivam os alunos, assim como jogos incentivam os jogadores. Portanto, a ideia principal é tentar criar um propósito para as atividades, um desafio que motivará os alunos a aprenderem o que está sendo ensinado e passar por aquele processo. Ou seja, é possível criar uma gamificação na educação sem necessariamente precisar de jogos, criando maneiras de instigar quem está aprendendo e trazer uma nova forma de motivação para que os alunos queiram aprender.
A maneira mais fácil de conseguir isso é criar missões ou desafios diários durante a aula. Sistemas de criação de pontos, distintivos ou prêmios de incentivo também funcionam, apesar de serem uma forma mais básica da gamificação.
Por que utilizar jogos em sala de aula? Agora que já foi apresentado a gamificação e o site Escola Game, que podem auxiliar a educação, pode surgir a pergunta “Por que utilizar essas ferramentas dentro da sala de aula? ”
Bom, existe uma boa razão para querer utilizar os conceitos da gamificação. Atualmente é muito difícil manter o interesse e a atenção dos alunos nas aulas. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade rápida e tecnológica enquanto o sistema educacional ainda é tradicional. Os alunos acabam perdendo o interesse muito rápido na rotina escolar. Portanto trazer uma novidade como essa é certeza de revitalizar o interesse dos alunos, além de também trazer de volta o engajamento deles.
Portanto, sempre que tiver a oportunidade, caro professor, tente trazer um pouco do universo digital para dentro da sala.
Fonte: Canal do Ensino