Computador portátil tem financiamento diferenciado para professores

Professores de 64 municípios brasileiros já podem comprar notebooks com preços acessíveis e condições diferenciadas de financiamento. O programa Computador Portátil para Professores oferece os equipamentos com preços de até R$ 1,4 mil e pagamento em até 36 parcelas. A iniciativa funciona como instrumento para a inclusão digital. E ela permite a transformação da dinâmica de ensino nas escolas de todo Brasil ao oferecer ao professor o contato com novas tecnologias educacionais.
Os 64 municípios nos quais a compra já está disponível foram escolhidos porque obtiveram os melhores números no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB em 2007. A previsão é de que, dentro de aproximadamente um mês, o programa seja implantado em todas as capitais e, posteriormente, em todos os municípios brasileiros.
Os computadores são destinados a professores em atividade do ensino básico, profissional e superior de instituições públicas e privadas credenciadas no Ministério da Educação (MEC). “Estamos ajudando o professor a ter um instrumento de trabalho para que possa utilizar os recursos tecnológicos oferecidos pelo MEC, como o Portal do Professor, o Banco Internacional de Objetos Educacionais e o Portal Domínio Público”, explica o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky.
O Computador Portátil para Professores é resultado da articulação entre a Presidência da República, MEC e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o setor privado. Ele dá sequência ao projeto Cidadão Conectado - Computador para Todos que possibilita o financiamento de equipamentos com sistema operacional e aplicativos em software livre por preços acessíveis.
Compra
Para obter o financiamento, os interessados precisam ir a uma agência do Banco Postal dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal com o contracheque ou declaração da instituição à qual está vinculado. Com a definição do produto, do Banco e da forma de pagamento, o pedido é feito em uma agência dos Correios. O prazo médio de entrega é de 30 dias.
O pagamento pode ser feito a vista, com valor máximo de R$ 1,4 mil ou em parcelas, por meio de contratação de empréstimo, com pagamento por consignação em folha, débito em conta corrente ou quitação de boleto. Cada professor só poderá adquirir um equipamento e o controle será feito por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). As regras do programa estão disponíveis em www.computadorparaprofessores.gov.br.
Características e configurações
Processador de 2.2Ghz; Memória RAM de 1GB DDR2, expansível até 4GB; HD de 160 GB; Tela 14.1” com resolução Widescreen, 1280x800; Leitora e gravadora de CD/DVD; Sistema operacional Linux; Bateria Li-ion, 400Ah, com duração aproximada de 4 horas; Conexões: USB, wireless integrado, leitor de cartões; Dimensões: 336 x 36 x 250 mm; Peso: 2,2 kg