Com apresentação de mais dois cursos -Engenharia Civil e Filosofia -, FASC inicia ano acadêmico

A Faculdade São Francisco do Ceará (FASC) deu início às suas atividades acadêmicas neste ano 2018, com a aula inaugural. A novidade ficou por conta da apresentação das turmas dos novos cursos de Engenharia Civil e Filosofia e do corpo docente, orientações aos calouros, plano de aulas e calendário letivo.


José Roberto Duarte, anunciado novo diretor do ensino da instituição, ressaltou a importância da integração dos calouros com os veteranos. “Os alunos depositam nos professores a confiança e esperança do saber e da melhor orientação possível. Quem chega à faculdade ainda tem o pensamento de ensino médio, e essa integração com a presença dos professores no contato direto nos corredores desmistifica esse afastamento que muito acreditam ter entre os alunos e o docente”, explicou.
A pretensão da instituição é investir em pesquisa e extensão num futuro breve. “A faculdade sem extensão e pesquisa não existe. Tem que estar centrada nesses dois pontos. Iguatu como um todo carece dessas práticas. Já estamos conversando com a direção no objetivo de lançar editais e fazer parcerias para que possamos oferecer e servir a sociedade. Muitos estão investindo aqui e a instituição tem esse dever de dar o retorno”, afirmou o diretor de ensino.

Novos cursos
Hoje a instituição oferece os cursos de Administração, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil e Filosofia. Há perspectiva da vinda de novos cursos como Direito, Fisioterapia e Arquitetura, este já autorizado pelo MEC. “Estamos satisfeitos com nosso núcleo aqui. Observamos além do mercado, vimos a chance de contribuir com o ensino acadêmico de uma região”, afirmou Vera Claudino, diretora mantenedora da FASC.

Joseneto de Souza será o coordenador do curso de Engenharia Civil com quase 100 alunos em dois turnos. Conforme o docente, a grande procura pelo curso se deu ao amplo crescimento da construção civil na região. “É um curso promissor. Hoje as edificações estão com a fiscalização em cima. Por mínima que seja, faz-se necessária a presença de um profissional da área acompanhando. Hoje 60% das obras ocorrem de maneira irregular, e a formação desses engenheiros dará aos campos de obras, construções de forma sustentável e de qualidade”, garantiu.

O curso de Filosofia é coordenado pelo bispo Dom Edson de Castro.

Os acadêmicos acompanharam a palestra motivacional intitulada “Tem o poder quem age”, proferida pela master coach Clédia Freitas.
O momento tinha por objetivo trabalhar etapas importantes para que o estudante entre no mercado de trabalho, como a preparação para o estágio, o primeiro emprego, o planejamento da carreira, a escolha do trabalho ideal, motivação e bem-estar, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como construir uma boa imagem profissional. “Nos dias atuais, conhecimentos cognitivo e técnico não são suficientes. Precisa-se desenvolver o lado emocional e relacional. É uma exigência do mercado. Vivemos a era dos desafios e o mercado exige uma reação adequada”, pontuou.

Preservação estrutural
Apesar de não ser tombado, o prédio onde hoje funciona a FASC é gerenciado há quase 80 anos pela Congregação das Filhas de Santa Teresa, mesmo passando por reforma, a estrutura arquitetônica foi preservada. “Existe um documento registrado junto à prefeitura que qualquer mudança estrutural do local deve ser comunicada e nesse mesmo registro está um pacto pela permanência e preservação do local”, contou Irmã Vera Lúcia, madre superiora da congregação.
A FASC conta com acervo bibliotecário e mobiliário, além de laboratórios de anatomia, biologia, química, fisiologia, microbiologia e informática. São oito no total. A FSF/Ceará foi autorizada por portaria do Ministério da Educação publicada em 16 de fevereiro de 2016.

Serviço
FASC – Faculdade São Francisco do Ceará
Rua Dom Quintino
Telefone: 88.3581-5611

 

Por Thiedo Henrique, Jornal A Praça, Mais FM