Col@blogando - Tarifa de energia

Desconto na tarifa de energia
A partir de 1º de janeiro de 2010, os consumidores de energia elétrica serão compensados financeiramente, em forma de desconto na conta de luz, caso tenham interrupções no fornecimento de eletricidade. A mudança foi aprovada nesta terça-feira (15) em reunião da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A partir do ano que vem as multas se converterão em desconto no valor na tarifa de luz do mês seguinte dos consumidores afetados pelas interrupções.

Era o que faltava

Indignação com os políticos brasileiro não é novidade. Mais recente Ciro considerou a Câmara Federal que aprova safadeza. Lula já chamou de picaretas e outros adjetivos. Não pega bem para um município, o cidadão ter que ouvir todos os dias na imprensa justificativas do gestor sobre sua honestidade incluindo a ida do Governo do Estado ou do Governo Federal. A mais recente foi publicada no Diário do Nordeste que o coloca como suspeito numa ação que investiga o prefeito de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo Neto (PMDB) e outros agentes públicos. Ele está sendo acusado de formação de quadrilha, peculato, falsificação de documento público e fraude à licitação, durante licitações e execuções de obras públicas custeadas com recursos federais no município de Iguatu, Região Centro-Sul do Estado. A população não pode ser ludibriada e nem confundida, mas a verdade e os resultados que tramitam na justiça. A justiça não faz oposição e a notícia saiu num grande jornal de circulação.

O que sempre  faltou
Para quem vive dando nota negativa para a Saúde no município, anote esta informação. A população de 1.867 municípios brasileiros (33,5% de um total de 5.562) não conta com estabelecimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de urgência. A Região Sudeste concentra a maioria dessas cidades (31,7%). Em seguida, vêm o Nordeste (29%), o Sul (24,2%), o Centro-Oeste (9,2%) e o Norte (5,9%). Em 428 municípios do país, não há médicos que atendem pelo SUS. Os dados fazem parte do estudo Presença do Estado no Brasil: Federação, Suas Unidades e Municipalidades, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Lula comunicando
De Lula, na abertura da 1ª Conferência Nacional de Comunicação: “Estou entre aqueles que acham que não há nada melhor para os eventuais excessos cometidos pela imprensa do que a própria liberdade de imprensa. Tenho orgulho de dizer que no Brasil a imprensa é livre. Ela apura e deixa de apurar o que quer. Publica e deixa de publicar o que deseja. Opina e deixa de opinar sobre o que bem entende. Meu compromisso com a liberdade de imprensa é sagrado. Ela é essencial para a democracia. O estado democrático só existe, se consolida e se fortalece com a imprensa livre. Às vezes há jornais ou noticiários de rádio e de televisão que se excedem, que desprezam os fatos e embarcam em campanhas. Que divulgam inverdades ou mesmo que disseminam calúnias e infâmias. Aprendi a viver tranquilamente com isso.”
Pena que a imprensa ainda sofra perseguição.