Após dez dias decorridos, chega ao fim o Icozeiro, o I Festival da Cultura Icoense. Mais de mil pessoas passaram pelo Centro de Arte e Cultura prefeito Aldo Marcozzi Monteiro e prestigiaram os artistas icoenses. Riso, choro, espanto, empolgação, estes foram alguns dos sentimentos experimentados para quem passou pela antiga Casa de Câmara e Cadeia e presenciou teatro, dança, música, leitura dramatizada, poesia, cantoria, além das exposições que apresentaram literatura, pintura, escultura, desenho e outras manifestações artísticas.
Iniciado no último dia 18 de dezembro, o evento será encerrado nesta sexta-feira [30]. Antes, nesta quinta [29], o público poderá assistir o filme “Icó – O Dilúvio Do Salgado”, com direção da Coletiva Oficina Cine SESI, através do projeto "Cine dos Icós". Logo após, a música "invadirá" o prédio histórico, localizado no Largo do Théberge. Márcio Fernandes & Iran Barley, Salgadinho e Marquinhos dos Teclados e Janne Kely Andrade, se revezarão no palco do Icozeiro, levando a boa música da MPB e das serestas aos presentes. Na ocasião, ainda haverá o show do artista Bruno Kaoss, lançando seu CD "Fogo Fátuo" e a apresentação do grupo de dança Fênix, com músicas regionais, como xaxado e baião.
No dia do encerramento, a abertura da programação será feita com a palestra "Prevenção ao Uso e Tráfico de Drogas", ministrada pelo Presidente do Conselho Diocesano de Leigos Diocese de Campo Limpo - São Paulo [SP], Manoel Humberto Luís Moreira. A seguir, o passado e atualidade se cruzarão ao som dos artistas Daniel Angelim e Tico Preto ["No Túnel do Tempo"], Jônatas Weima & Convidados [ao som do sax] e Pedro Lucca Cândido, com o show “Flagrando-me Disperso”. No mesmo dia, artistas plásticos farão seu trabalho ao vivo no decorrer das apresentações.
FESTIVAL DA CULTURA - O O I Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó] e Associação Cutural e Artística Icoense [ACAI] e teve início neste domingo [18], com a realização de um cortejo brincante e a entrega do Prêmio Pedro Théberge, conferida ao pesquisador da História de Icó, Altino Afonso.
O evento procura unir as diversas formas de produção cultural [dança, teatro, música, artes plásticas, experimentações] dos artistas de Icó e objetiva formar um movimento em prol da identidade local, debatida no I Fórum da Cultura de Icó, realizado nesta segunda-feira [19].
O Icozeiro tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Cultura de Icó, Ponto de Cultura Criativa Musical, lojas maçônicas Cavaleiros da Liberdade n° 21 e Cavaleiros Templários n° 125, Rádio Brasil FM, Rádio Papagaio FM, Rádio Icó FM, Icó é Notícia, blog Icó Cultural, Escola Estadual Vivina Monteiro e Leo Clube de Icó. São parceiros deste projeto o Teatro da Ribeira dos Icós, Hemoce, Cine dos Icós e o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta.
SERVIÇO: I Festival da Cultura Icoense - Icozeiro Local: Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro [antiga Casa de Câmara e Cadeia].
Data: 18 a 30 de dezembro
Horário: A partir das 20h
Entrada: Gratuita [o público poderá doar alimentos para a Campanha Natal sem Fome]