O Ceará já tem 19 casos confirmados de Gripe Suína. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) que ainda confirmou que 17 casos foram descartados e 13 pessoas ainda estão sendo monitoradas.
De acordo com Manoel Fonseca, presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A, o Ceará ainda deverá ter um crescimento no número de casos da doença, mas nada comparado ao que deverá acontecer no Sul e Sudeste do País. Dentre os motivos seria que a doença se dissemina mais facilmente em baixa temperatura. E estas regiões do País estão enfrentando agora o período de inverno ao contrário do Nordeste que está saindo do período de chuvas.
Manoel Fonsêca ainda explica que todos os casos detectados do vírus H1N1 no Estado foram considerados leves e todos os pacientes, com exceção de um, foram tratados em casa. Todos os casos do Ceará têm vínculo epidemiológico, o que significa que todas as pessoas contaminadas pelo vírus A ou estiveram viajando para fora do país ou tiveram contato com pessoas que viajaram para o exterior.